Huizinga define jogo como: "uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida ...
Uma característica do lúdico em Huizinga para Marcellino (1989) é que o lúdico «Promove a formação de grupos sociais com tendência a rodearem-se de segredo e a sublinharem sua diferença em relação ao resto do mundo por meio de disfarces ou outros meios semelhantes» (p.
Segundo Huizinga (2007), ... Huizinga (2007) enxerga o jogo como elemento da cultura humana. Aliás, levando essa visão até o seu extremo, ele propõe que o jogo é anterior à cultura, visto que esta pressupõe a existência da sociedade humana, enquanto os jogos são praticados mesmo por animais.
E, além da presença de um jogador, são característica de um jogo: possuir adversário, ter um objetivo, ter condições de vitória e derrota ou empate, possuir regras e também ter interatividade.
Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...
Jogos: quando, como e por que usar
CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS: 1) Jogos motores; 2 )Jogos sensoriais; 3) Jogos criativos; 4) Jogos recreativos; 5) Jogos intelectivos; 6) Jogos pré-desportivos; 7) Jogos sociais; 8) Jogos mentais; 9) Jogos esportivos; 10) Jogos competitivos; 11) Jogos aquáticos.
O que é Gamification: conheça 3 tipos de jogos
Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados,decididos pelos propios jogadores com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados pois sua origem estar na cultura popular.
Diferenças entre as Brincadeiras Antigas e Atuais. Podemos citar que as crianças de antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso tinham que usar mais a criatividade para cria-los. ... Nos dias de hoje a maioria de nossas crianças não praticam mais as brincadeiras que fizeram parte da nossa infância.
As brincadeiras antigas funcionam como pontes para o passado, pois quando as crianças brincam, elas se defrontam o tempo todo com vestígios que as gerações mais velhas deixaram. Por isso, ... -Resgatar as brincadeiras tradicionais, reconhecendo-as como elemento do desenvolvimento infantil.
Segundo o autor, a ciranda seria de origem portuguesa, tendo chegado ao Brasil no século XVIII, predominando no Estado de Pernambuco, na Mata Norte e no litoral.
De origem Romana, a amarelinha surgiu de uma adaptação do treinamento dos soldados, mas quem trouxe a brincadeira para o Brasil, foram os Portugueses. O nome “amarelinha” é uma interpretação incorreta da palavra de origem francesa “Marelle”, que se refere à pedrinha usada para marcar as casas do jogo.
Quando o jogador chegar no Céu, coloca os dois pés no chão. Em seguida, volta pulando todo o trajeto, até a casa número anterior à pedra. Chegando lá, tem de pegar de volta a pedra, sem perder o equilíbrio. Se estiver em um pé só, tem de ficar assim, e pegar a pedra.
A amarelinha e as crianças Idade recomendada: a partir dos 4 anos. Onde brincar: pátio, calçadas, na praia (na areia molhada), nas praças ou quadras de esporte. Quantos participantes: mais de 1.