EQST

O Que Significa A Produtividade De Um Ecossistema?

O que significa a produtividade de um ecossistema?

Em ecologia, chama-se produtividade duma espécie, população ou ecossistema, a quantidade de matéria orgânica produzida por essa entidade num determinado período (geralmente um ano).

O que é produtividade líquida?

A produtividade primária líquida (PPL) do ambiente natural (não antropizado) é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural, por unidade de tempo e espaço (Field et al., 1995; Sun et al., 2004; Feng et al., 2007).

O que é produtividade secundária líquida?

PSL – Produtividade Secundária Líquida, refere-se à quantidade de matéria orgânica armazenada no corpo de um animal herbívoro em determinado intervalo de tempo.

Como é a produtividade primária líquida na comunidade clímax?

A produtividade bruta (total de matéria orgânica produzida) em comunidades clímax é grande, sendo maior do que as das comunidades antecessoras. Entretanto a produtividade líquida é próxima a zero, pois toda a matéria orgânica que é produzida é consumida pela própria comunidade.

Porque a produtividade líquida diminui na comunidade clímax?

Em geral, as comunidades clímax apresentam grande biomassa, assim, sua produtividade líquida é baixa (apesar das altas taxas de fotossíntese), pois o gasto energético dos seres desse ambiente é proporcional ao seu tamanho.

O que é um clímax vegetal?

Clímax é o último estágio alcançado por comunidades ecológicas ao longo da sucessão ecológica. ... Na sucessão, primeiramente têm-se ambientes desprovidos de vegetação, seguidos por populações pioneiras (ou eceses), posteriormente as intermediárias (ou seres), até que se alcance o clímax.

Qual é o clímax da narrativa?

3 – Clímax: é o ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão, tornando o desfecho inevitável. 4 – Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Que fato da narrativa pode ser considerada clímax da história?

Resposta. Resposta: O clímax é o ponto que tem mais tensão em uma narrativa. ... Exemplo: Na história da Chapeuzinho, o clímax é o momento em que o lobo revela que não é a vovó e avança na Chapeuzinho para devorá-la.

Quando ocorre o clímax da narrativa Felicidade clandestina?

O clímax do conto é quando a mãe da menina aparece pedindo explicações sobre o que está acontecendo. > É o momento de maior tensão, pois a menina tem de se explicar e a mãe descobre a filha cruel que tinha. ... No desfecho do conto, ocorre a solução do conflito, pois finalmente ocorre o empréstimo do livro.

Quem narra o texto Felicidade clandestina?

Clarice Lispector

Como se desenvolve a situação Felicidade clandestina?

A situação inicial do conto é a de que a personagem principal, menina bonita, esguia e alta (como é descrita), tem um carinho especial por livros e se agrada ao ler. ... A mãe da menina perversa, então, entrega o livro à personagem principal e a diz que pode ficar com o livro por quanto tempo quiser.

Qual é o foco narrativo do texto Felicidade clandestina?

Reunião de 25 relatos curtos publicados semanalmente no Jornal do Brasil, em 1967, Felicidade Clandestina é considerado o livro mais autobiográfico de Clarice Lispector, reforçado pelo foco narrativo na primeira pessoa do singular.

Porque o texto se chama Felicidade clandestina?

O título do conto FELICIDADE CLANDESTINA esta se referindo a uma FELICIDADE FALSA pois o livro não era dela e ela teria que devolvê-lo .

Que tipo de linguagem foi empregada no texto Felicidade clandestina?

A variedade linguística emprega no conto é a variedade de acordo com a norma-padrão. O tempo verbal que predomina no conto é o passado (pretérito perfeito e imperfeito). ... O clímax do conto ocorre quando a mãe da menina aparece pedindo explicações sobre o que está acontecendo.

O que é a felicidade clandestina?

O título do conto FELICIDADE CLANDESTINA esta se referindo a uma FELICIDADE FALSA pois o livro não era dela e ela teria que devolvê-lo .

Onde acontecem os fatos narrados em Felicidade clandestina?

No conto "Felicidade Clandestina", a narradora recorda sua infância na cidade de Recife. Porém alguns lugares são citados pela narradora e ajudam a criar a atmosfera do conto: ... As ruas de Recife, por onde a narradora relata que passou pulando de alegria e sonhando. A casa da própria narradora.

Onde acontece os fatos mostrados?

Resposta. Resposta: os fatos ocorrem nas ruas de uma cidade .

Onde acontecem os fatos Maria Angula?

Resposta:Os fatos acontecem na casa de Maria Angula, na casa de sua vizinha, Dona Mercedes, e uma única vez no cemitério.

Onde e quando acontecem os fatos narrados?

O texto narrativo possui dimensões espaciais e temporais, ou seja, os fatos narrados acontecem em um determinado espaço geográfico, ou seja, em algum lugar, e em uma determinada época, passada, presente ou futura. Outra característica marcante do texto narrativo é a presença de personagens.

Em que espaço os fatos ocorrem?

o espaço é o local onde acontecem os fatos onde as personagens se movimentam o espaço físico é aquele que característica o enredo Comente sobre o espaço da narrativa.

Como os fatos da história são narrados?

Resposta. Resposta: Os balões servem para determinar uma conversa entre uma personagem e outra,mas os fatos são narrados através de quadradinhos no cando do gibi,ou cima depende do tamanho da narração.

Onde ocorrem os fatos do texto Uma vela para Dario?

Resposta. é um Conto sobre a morte de uma pessoa em uma rua , sem ser socorrido . Que após a morte só restou para DARIO uma vela dada.

Qual é o fato principal fato da história Uma vela para Dario?

O auge da história ocorre quando a população começa a roubar seus pertences, pouco se importando com a morte do rapaz apenas um menino negro se comove e acende uma vela ao lado do homem.