Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:
Primeiros socorros para hipotermia
SINAIS VITAIS Profª.: Elane Gomes Senac Temperatura, pulso, respiração e pressão arterial são parâmetros das condições de saúde de um indivíduo. Fatores que interferem nos valores dos sinais vitais: altitude, exercícios físicos intensos, alimentação pesada, idade, estresse, uso de medicamentos e algumas doenças.
Os principais fatores que podem fazer com que haja alteração, podem ser listados como:
O Ministério da Saúde estabeleceu valores normais de referência para cada um dos sinais vitais:
Os sinais vitais compreendem:
Seis sinais vitais - Os quatro sinais vitais básicos e dois adicionais mais
No contexto da assistência aos idosos, os sinais vitais (SSVV) são indicadores que merecem atenção especial, devido à grande variação em sua saúde fisiológica, cognitiva e psicossocial. Os SSVV incluem a aferição fisiológica da pressão arterial, frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR) e temperatura.
Adultos com mais de 65 anos: 12-28 respirações por minuto; Idosos com mais de 80 anos: 10-30 respirações por minuto; Adultos em exercício físico moderado: 35-45 respirações por minuto; Atletas: 60-70 respirações por minuto (valor máximo).
A febre em um idoso não acontece na mesma proporção que um adulto mais jovem. Normalmente, não atinge altas temperaturas, permanecendo em 37,5 a 38 graus. E isso dificulta a percepção por familiares e cuidadores.
até 2 anos — 120 a 140 bpm; 8 até 17 anos — 80 a 100 bpm; adulto sedentário — 70 a 80 bpm; adultos que praticam atividades físicas e idosos — 50 a 60 bpm.
Tabelas de frequência cardíaca em adultos
A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.
A frequência cardíaca máxima é de 220 batimentos por minuto (bpm)....Idade x frequência cardíaca.
Durante o exercício, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% e 85% do valor máximo, ou seja, uma pessoa de 20 anos deve manter os batimentos cardíacos entre 100 bpm e 170 bpm.
Durante a corrida ou qualquer outro esporte que exija esforço do corpo, é natural que a frequência cardíaca sofra um aumento considerável, o coração em condições normais de uma pessoa saudável pode variar entre 60 e 100 bpm (batimentos por minuto).
A frequência cardíaca é a velocidade do ciclo cardíaco medida pelo número de contrações do coração por minuto (bpm).