As modalidades substitutivas são os supletivos, por exemplo, assim como a educação para jovens e adultos, o EJA, que correspondem às maneiras mais rápidas para concluir o ensino médio e são programas que visam evitar a evasão escolar e a desistência da vida acadêmica.
O modelo de educação especial substitutiva tem como principal objetivo organizar e elaborar recursos e acesso aos indivíduos que possuem alguma deficiência a fim de promover a participação do mesmo.
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
A Lei nº 9.
Mas e o que é Escola Regular? Esse é o tipo de instituição de ensino que segue a educação comum com todos os níveis de ensino e faixas etárias estabelecidas. Nesse caso, a educação especial é voltada para aprendizagem de estudantes com deficiências e transtornos de aprendizado e desenvolvimento.
Elaborando atividades em que ele possa ser naturalmente incluído. De posse de informações sobre as características do aluno e sua deficiência, o professor pode aplicar, com o auxílio do profissional de apoio, atividades em que o estudante seja incluído. Assim, serão exploradas suas potencialidades e a inclusão na turma ...