Ele explica que, à medida em que o sangue extravasa, a pressão hidrostática cai dentro do sistema vascular, e uma outra força entra em ação, que é a pressão osmótica. “O sangue, por perder água, vai estar mais concentrado e vai começar a puxar a água de volta.
O segmento da física que estuda o efeito das forças em fluídos é conhecido como a mecânica dos fluídos. Esse estudo é dividido em hidrostática – quando os fluídos estão em equilíbrio estático – e hidrodinâmica quando os fluídos estão sujeitos a forças externas diferentes de zero.
A hidrodinâmica também conhecida como dinâmica dos fluidos é área da física que estuda as propriedades do movimento dos fluidos, que incluem os líquidos e os gases. ... Os cálculos de hidrodinâmica levam em conta as propriedades do fluido, da pressão, da densidade e da temperatura.
A variação de pressão aplicada a um fluído contido num recipiente fechado se transmite integralmente a todos os pontos desse fluído. Todo o corpo que esteja imerso total ou parcialmente num liquido sofre a ação de uma força vertical para cima, chamada empuxo, cujo módulo é igual do peso, do fluído e o volume deslocado.
Como a pressão arterial proposta no exercício (150 mmHg) é cinco vezes menor do que a pressão atmosférica (750 mmHg), o coração consegue bombear o sangue a uma altura cinco vezes menor do que os 10 m, ou seja, 2 m, acima do coração.