A dieta medieval incluía grão e cereais, vegetais de folhas verdes, como a acelga e o espinafre, flores em vinagre, alcaparras, ervas e especiarias e folhas de beterraba.
As boas maneiras à mesa, o hábito de lavar as mãos, usar guardanapos e talheres na Europa foi um reflexo do Renascimento. Assim, a cozinha também passou a ser mais refinada, o uso de temperos e condimentos começou a ser mais moderado. A confeitaria também se sofisticou nesse período.
A produção de alimentos nos feudos era de subsistencia, e os camponeses - que eram servos -, plantavam seus produtos nos grandes latifundios, como batata,trigo, porém tinham que pagar diversas taxas aos senhores feudais, como a talha, que era quando os camponeses davam metade de sua produção para os senhores feudais.
Banquetes na Idade Média Os banquetes eram realizados como uma forma de fazer alianças, tomar decisões e firmar acordos. ... Prosseguiam com discursos e debates e, logo após, davam inicios à diversão, nessas apresentações tinham menestréis, momos e músicos, que animavam os convidados em quase todos os dias do banquete.
Antigamente nas senzalas, moradia dos escravos, havia as grandes fornalhas que eram responsáveis pelo cozimento dos alimentos dos escravos. O fogão a lenha era um artefato para a casa grande, no qual se cozinhava para as famílias mais abastadas.
Comiam carne branca, como peixes e aves, mas carne vermelha era mais difícil. Às vezes o único bem que a família possuía era um boi. De legumes, eram alcachofra, ervilha, cenoura, beterraba, usavam todos misturados.
O que Jesus comia? Na última ceia, Jesus teria comido pão e bebido vinho. Lucas 24:42 diz: "Então, eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado e um favo de mel, o que ele tomou e comeu diante deles". ... "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: 'Tomem e comam; isto é o meu corpo'. ... A Santa Ceia é uma celebração cristã, religiosa, que foi recomendada pelo próprio Jesus na noite em que foi traído, às vésperas do processo de crucificação.
Jesus está no centro da mesa e em cada lado da figura estão seis de seus apóstolos, totalizando os doze: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes.
Discípulos de costas Ao contrário dos outros discípulos, três apóstolos à esquerda de Jesus estão de costas para Ele, como se estivessem confabulando. O trio é, originalmente, formado por Mateus, Judas Tadeu e Simão. Da Vinci, no entanto, muda os personagens.
Mateus, Tomé, Felipe, Tiago de Alfeu, Tadeu, Simão e Judas e Bartolomeu.
Simão Zelote
Apolo e Paulo Logo, começaram a surgir facções na igreja de Corinto. Alguns se diziam imitadores de Paulo, outros de Apolo, outros de Pedro (Cefas) e, outros, do próprio Cristo (1Co 1:12).