Significado de Cético Sem crenças; que não professa uma religião; desprovido de fé; incrédulo. Diz-se da pessoa partidária do ceticismo, da doutrina segundo a qual seria impossível obter a certeza, num determinado âmbito do conhecimento. Que pertence ou pode estar relacionado com o ceticismo.
Uma outra dica para convencer pessoas céticas é a mudança do seu discurso durante o diálogo, de forma que a outra parte se torne mais receptiva. Além do uso do rapport, que vai criar um comportamento mais empático da outra parte, é possível mudar o “tom” das suas palavras.
Como corrente doutrinária, o ceticismo argumenta que não é possível afirmar sobre a verdade absoluta de nada, é preciso estar em constante questionamento, sobretudo, em relação aos fenômenos metafísicos, religiosos e dogmáticos. Com o passar do tempo, o Ceticismo se dividiu em duas linhas, o filosófico e o científico.
A característica principal do cético é manter “uma atitude crítica diante da pretensão dogmática de ter descoberto a verdade.”i Porém, o ceticismo cartesiano é totalmente diferente do ceticismo clássico, pois se ele começa com uma atitude crítica diante do dogmatismo (o dogmatismo da opinião e do conhecimento duvidoso) ...
Resposta. Resposta: Cepticismo ou ceticismo é qualquer atitude de questionamento para com o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas. ... O cético é também um sujeito que se recusa a aceitar uma ideia ou teoria com base na sua popularidade ou na autoridade que representa ou impõe essa ideia.
Assim, o ceticismo está em constante relação o estado de dúvida do ser humano. A corrente não faz juízo de valor sobre os fenômenos (sejam reais ou falsos), realiza objeções obre diversos aspectos, não defende nenhum dogma nem considera um fato legítimo ou falso.
Resposta. não que não pode ter opiniões , só que eles só podem opinar em tudo que for lógico e que tenha prova . Eles podem ter opiniões sim, o que pode acontecer é que a maioria das pessoas pode não concordar com elas.
Os céticos consideram a evidência empírica fundamental porque este é o melhor modo de determinar a validade de uma ideia qualquer.
O conhecimento científico se faz cada vez mais valorizado porque é a forma mais verdadeira e pura conhecida, responsável pelos maiores avanços das sociedades e civilizações. Exemplos claros disso na prática são vacinas, que devido aos conhecimentos científicos se tornaram possíveis, evitando milhões de mortes.
Características do conhecimento religioso Valorativo: o conhecimento religioso baseia-se em julgamentos subjetivos e não em fatos e acontecimentos comprovados. Inverificável: por lidar com questões espirituais, metafísicas, divinas e sobrenaturais, o conhecimento religioso não é submetido à verificação científica.
Se baseando na dedução, ou seja, na análise de algo específico, o método pretende observar uma situação para chegar a uma verdade. Neste caso, a conclusão genérica pode ser verdadeira ou falsa. Assim, por meio de uma ideia inicial – que pode ser verdade ou não – o método é aplicado.
O conhecimento mítico é aquele que é conhecido através de um relato fabuloso, com alegorias. O mito antecede a ciência, que posteriormente veio a negá-lo. O mito muitas vezes conta fatos históricos, mas de uma forma diferente. O mito é sempre fantasioso, alegórico, é uma verdade instituída, que não precisa de provas.