A expressão “pessoa articulada” vem apresentando bastante emprego na atualidade. ... Quando alguém diz que Fulano de Tal é uma “pessoa articulada”, quer significar, em primeiro lugar, que é uma pessoa que se expressa com segurança, com clareza, com conhecimento de causa.
exprimir o pensamento: Ele articula bem as ideias. ... 2. pronunciar: Ela articula bem as palavras.
Um texto é bem articulado, quando possui coerência textual e coesão. A coerência textual refere-se à organização lógica das ideias e sentido e a coesão refere-se à vinculação entre as parte dos texto. Um texto precisa ter macroestrutura bem organizada com introdução, meio e fim.
O encadeamento das ideias pode ser feito com o apoio de conjunções, advérbios, locuções adverbiais, preposições. Você precisa ter um repertório diversificado desses recursos, para não ficar sempre dependente das expressões "por um lado" e "por outro lado" para apresentar seus ponto de vista.
Para garantir a coesão, o texto deve conter alguns elementos fundamentais. Esses elementos coesivos permitem que sejam feitas as articulações e ligações entre as diferentes partes do texto, bem como a sequência de ideias do mesmo. Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases.
Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade: a coerência e a coesão (de natureza linguística e conceitual); e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade (de natureza social e pragmática).
Resolução: Quando o enunciado da questão diz que o texto utiliza recursos “linguísticos” e “extralinguísticos”. Os recursos linguísticos referem-se ao que está escrito no anúncio e os recursos extralinguísticos referem-se tanto à imagem do anúncio como ao conhecimento de mundo do candidato.
Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. ... Esse recurso, na linguagem poética, é perfeitamente possível.
A ciência semiótica tem três ramos: a gramática especulativa pura, a lógica e a retórica pura. A gramática especulativa é a doutrina das condições gerais dos símbolos e signos e tem um caráter significante. ... Retórica pura tem o objetivo de determinar leis pelas quais um signo dá origem a outro signo.
c) Quais são os aspectos semióticos (cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página), que a compõem a propaganda? Justifique sua resposta. d) “ DENUNCIE”!