EQST

Quais As Caractersticas Que Definem A Psicologia Como Cincia?

Quais as características que definem a psicologia como ciência?

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela procura um conhecimento objectivo, baseado em factos empíricos.

Qual é o objeto de estudo da psicologia científica?

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”. ... Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos.

Qual a diferença entre a psicologia do senso comum e a psicologia científica?

Resposta. Resposta: O senso comum é a prática do conhecimento do cotidiano, baseadas principalmente na própria experiência do indivíduo, ao passo que a ciência sistematiza resultados obtidos do conhecimento de maneira controlada, do objeto ou fenômeno estudado de modo a torná-lo como fato.

O que é a psicologia e o misticismo?

Uma das maiores curiosidades do homem foi sempre entender os processos que ocorrem em nossas mentes, e nos faz tão diferentes uns dos outros. Dessa forma, nos tempos mais primórdios, os homens recorriam ao Misticismo, ou seja, na delegação de elementos sobrenaturais para explicar efeitos inexplicáveis.

Qual a relação entre ciências e religião?

Historicamente, a ciência tem tido uma relação complexa com a religião; doutrinas religiosas por vezes influenciaram o desenvolvimento científico, enquanto o conhecimento científico tem surtido efeitos sobre crenças religiosas.

Qual é a relação entre ciência e fé?

Ciência e não são conceitos excludentes, pelo contrário. Pode-se dizer que estão interligados e que são complementares. Para além da famosa frase de Einstein, que disse que Deus não jogava dados com o universo, a ciência não é a única fonte de fatos e a religião vai além do reino dos valores e da moral.

Qual o papel da filosofia entre a religião e a ciência?

A filosofia, conforme entendo a palavra, é algo intermediário entre a teologia e a ciência. Como a teologia, consiste de especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu até agora chegar, mas, como ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade, seja esta a da tradição ou a da revelação.

O que é o método religioso?

Já o método religioso depende muito da fé, de se acreditar numa única verdade e sem muitas provas sobre seus argumentos, sendo assim mais difícil de ser aceito (Aluna 10).

Qual a importância do diálogo entre ciência e religião?

Ciência e religião se entrelaçavam na busca de um melhor entendimento dos fenômenos naturais, ou seja, a aproximação entre os dois campos de conhecimento era maior que o afastamento em suas interpretações. Falar a respeito das interações entre dois corpos de conhecimento já supõe a sua distinção.

Qual é o papel da ciência na sociedade?

O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.