Primeiramente, o saque viagem. Posicione-se a dois, três metros da linha de fundo e mire um ponto da outra quadra que você queira acertar. Lance a bola para cima e para frente com a mão boa. Avance na direção da bola, acompanhando seu movimento com os olhos, e acelere nos dois últimos passos antes do salto.
Saque flutuante É também conhecido como saque tático. Em vez da força, o jogador opta por tirar o peso da bola e diminuir a sua rotação, batendo de forma mais leve.
Começou como brincadeira nos treinos da equipe da Pirelli, no início da década de 1980, logo chegou às quadras nos campeonatos pelo País e foi utilizado como principal tática nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. Trata-se do saque “viagem ao fundo do mar”, criado por William, Renan e Montanaro.
Viagem ao fundo do mar, ou simplesmente Saque Viagem é conhecido como o saque forte, em que o jogador eleva a bola, corre e a corta em direção à quadra adversária, como se fosse um ataque. ... Essa jogada revolucionou o esporte, sendo praticamente o único tipo de saque usado no voleibol atual.
Sim, o saque viagem – inicialmente chamado de Viagem ao Fundo do Mar, numa alusão a um popular seriado de TV – é uma invenção brasileira, pelas mãos do craque Renan, certa vez premiado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) como "jogador mais espetacular do mundo".
Fazer pequenos brasileiros praticarem vôlei, onde antes só havia traves de futebol, merece respeito. Agora, popularizar uma forma de sacar, a ponto de mudar um pouco o seu esporte, é histórico. Foi exatamente o que fez Montanaro, acompanhado por Willian e Renan com o “saque viagem”, em 1984.
O jogador deve segurar a bola com uma mão e bater-lhe com a outra, aberta ou fechada, fazendo um movimento de baixo para cima. Saque por cima: é o saque mais utilizado e em que a bola é lançada com força. Nesse tipo de saque, o jogador deve lançar a bola para cima, com uma mão, e bater-lhe com a outra.
Resposta. Resposta: Fase preparatória, execução e termino do movimento.
manchete
É o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra contrária pelo atleta da posição 1, que deverá golpeá-la com parte do braço. Para o golpe, a bola deverá estar solta. Será direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.
Passe. Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto.
Segure a bola com a mão oposta à mão boa e segure ela a frente entre o quadril e a cabeça. Flexione um pouco o braço dominante, simule o movimento e depois bata na bola, com a mão aberta para maior precisão, ou com a mão fechada para colocar mais força. Ao bater na bola, projete seu corpo para frente e entre no jogo.
O saque, também chamado de serviço, é a ação que coloca a bola em jogo e marca o início de um rally. Para realizá-la, o jogador que ocupa a posição 1 deve se posicionar atrás da linha de fundo e acertar a bola com força a fim de que, passando por cima da rede e entre as antenas, alcance a quadra adversária.
Resposta. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrisar na quadra adversária.
É o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra contrária pelo atleta da posição 1, que deverá golpeá-la com parte do braço. Para o golpe, a bola deverá estar solta. Será direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.
Para as Competições Mundiais da FIVB a Zona Livre é de no mínimo 5 m e no máximo 6 m das linhas da quadra e um espaço livre de qualquer obstáculo de no mínimo 12,5 m de altura a partir da superfície da quadra de jogo.
O ato de golpear a bola com o carpo para que a mesma transponha a rede pelo lado de cima para quadra adversária e assim se inicie o processo do ponto, descreve a ação do saque. Como é definido, em uma partida oficial de voleibol, a equipe que inicia com o saque?
O jogador que não pode sacar no voleibol é chamado de líbero. Líbero é uma posição do voleibol introduzida em 1998 pela FIVB, essa posição é interessante pois ele não pode sacar, não pode bloquear ou mesmo tentar bloquear.
Resposta: O líbero! Ele fica na posição 2 da quadra e não troca de lugar com nenhum dos outros jogadores, pois ele está alí justamente para recepcionar e defender.
Resposta. Resposta: quando a equipe que recebe o saque ganha o Rally, ganha o direito de sacar e, CONSEQUENTEMENTE, deve realizar o SAQUE.
– Quando uma equipe que está no saque vence o ponto, ela continua a sacar. O mesmo sacador é mantido, até que o adversário vença um ponto. Quando o time recebedor vence um ponto, ocorre a “rotação”. – Todos os jogadores do time que pontuou são obrigados a trocar seu posicionamento, seguindo o sentido horário.
A ORDEM DE SAQUE NO VOLEIBOL Quando a equipe receptora do Saque vence o rally, esta ganha o direito de sacar e rotaciona antes de sacar. O jogador que rotaciona do lado direito da linha de frente (posição 2) para a direita da linha de trás direita (posição 1) será o sacador. ATENÇÃO!