A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao estudo e ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar que sucedem ao exame físico (POSSO, 2006).
O que é Semiologia Odontológica? Também chamada de Estomatologia, a Semiologia Odontológica é a área de estudo da Odontologia voltada à avaliação dos primeiros sinais ou os sintomas da patologia em si. Para isso, ela conta com um conjunto de técnicas (manobras) para uma análise e diagnóstico corretos.
A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.
Palpação: deve abranger estruturas extra-orais (cadeias linfáticas) e intra-orais. Percussão: diagnóstico de odontalgias. Auscultação: verificação de estalidos da ATM e medição da pressão arterial. Olfato: odor exalado por determinadas lesões.
Já o exame físico consiste em analisar o paciente, observando sinais e sintomas clínicos, além de manobras com o intuito de diagnosticar doenças. O exame físico está dividido em: 1 – Inspeção: através da visão, identificam-se alterações que possam sugerir patologias.
Ao final de cada exame, o médico responsável emite um atestado de saúde ocupacional (ASO), que é assinado pelo coordenador do PCMSO.
O exame médico admissional é obrigatório no Brasil. O procedimento está previsto no artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é regulamentado pela Norma Regulamentadora nº.: 7, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), integrando o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).