O passo a passo é o seguinte:
Reduza a quantidade de grãos O excesso de grãos imersos no líquido pode resultar em uma maior acidez no final por causa da fermentação. Duas colheres (sopa) para 1 litro de leite é a proporção ideal para manter o ambiente equilibrado.
Você pode usar as frutas de sua preferência, chocolate ou apenas adoçar e consumir. Também é indicado para adultos e crianças. Lembre-se de que o seu iogurte pode ser fermentado por no mínimo 12 horas e por no máximo 36 horas.
O kefir é um alimento fermentado. Parece um iogurte. Mas tem um sabor mais azedo. A diferença é que o kefir tem mais variedades de bactérias e levedura.
As bactérias e leveduras do Kefir transformam a flora intestinal putrefativa, substituindo-a pelos bacilos láticos de propriedades anti-sépticas e que resistem ao pH muito baixo. Também produz as secreção de uma substância anti-putrida que persiste ainda após o desaparecimento dos bacilos.
O kefir teve sua origem nas montanhas do Cáucaso. Acredita-se que os caucasianos descobriram que o leite fresco carregado em bolsas de couro poderia ocasionalmente fermentar, resultando em uma bebida efervescente (IRIGOYEN et al., 2005).
Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus,Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobacterium spp. e Streptococcus salivarius subsp.
O que é Kefir? A origem do Kefir é das montanhas do Cáucaso. Ele é considerado um probiótico, ou seja, um microorganismo vivo, portanto precisa ser cultivado, conseguimos os grãos de kefir através de doações de pessoas que já cultivam.
O kefir pode ser tomado diariamente, de acordo com Tamara, sendo o ideal o consumo de 1 copo de 200ml. Pode ser ingerido ao natural, misturado com frutas, no suco ou no shake.
O kefir pode substituir ainda outros ingredientes:
Iogurte natural: obtido a partir da fermentação do leite pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, sem adição de outros ingredientes. Pode ser integral ou desnatado. ... Kefir: é o resultado da fermentação do leite com grãos de kefir, que são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose.