O que é romance? O romance é uma forma literária narrativa escrita em prosa, que se popularizou na literatura ocidental durante o século XIX. Suas origens, entretanto, remetem a Dom Quixote, novela de cavalaria escrita por Miguel de Cervantes no século XIV, considerada um precursor do romance moderno.
O romance romântico é caracterizado pelo idealismo, heroísmo, amor a alguém ou à pátria. Há constância na luta entre o bem e o mal nesta narrativa. O amor romântico é bastante explorado e, em geral, o desfecho está no final feliz após a saga dos personagens principais.
Resposta. Resposta: Os personagens que aparecem ou são citados no trecho “Noite dos Capitães da Areia” são Gato, Professor, Pirulito e Boa-vida, que são os apelidos dos integrantes do bando. ... 3 – João José ganhou o apelido de “Professor” devido ao seu intelecto, que era o maior do grupo e o único que sabia ler.
Resposta: O piloto, o capitão, Robinson crusué, e o filho do capitão.
Resposta: As aspas são usadas para separarem as vozes, além das vírgulas e frases que dividem elas sem haver confusões.
O travessão é um sinal de pontuação representado por um tracinho na horizontal e tem como objetivo marcar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens, ou destacar trechos de textos.
O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.
Quando a frase é interrogativa e ao mesmo tempo expressa admiração, usa-se na escrita o ponto de interrogação seguido do de exclamação e não, o inverso. Assim, temos "Ué, você por aqui?!". Isto porque a primeira noção que se passa é a de interrogação e em seguida a de admiração ou espanto.
Ao ponto seguido por outras frases chamam de ponto simples. Além de finalizar um período, o ponto é utilizado em abreviaturas (ponto abreviativo: etc., h., S. Paulo) e é muito usado quando apenas uma vírgula bastaria.