O registro arqueológico passa então a ser visto não mais como algo passível somente de descrição, mas como testemunhos que representam comportamentos culturais passados, que devem ser interpretado à luz do instrumental teórico disponível, para o entendimento da dinâmica sociocultural que os produziu.
No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região. Os donos das propriedades que suspeitarem terem encontrados vestígios arqueológicos deverão informar ao IPHAN sobre tal achado.
As pinturas rupestres – feitas nas paredes das cavernas – foram os primeiros registros artísticos do ser humano. Acredita-se que os homens neolíticos, já com pensamentos sobre "religião" pensavam que pintar os animais e inimigos nas paredes, lá eles aprisionavam sua alma, sendo assim a conquista seria mais simples.
16 objetos da antiguidade que ainda usamos hoje em dia
Podemos dizer que é uma disciplina ou uma ciência que se ocupa em procurar, mapear e datar vestígios materiais da presença humana na Terra. ... As investigações arqueológicas têm por objetivo principal fornecer subsídios materiais, com datação temporal precisa, para a reconstrução do passado humano.
Enquanto os vestígios arqueológicos estão sob a terra, nada os altera. Quando encontrados, podem ser estudados pelos arqueólogos que utilizam métodos de trabalho e técnicas de análise que permitem, a partir deles, tirar conclusões sobre a cultura e a história dos povos que fabricaram e usaram aqueles objetos.
A arqueologia é importante para a história pois descobre, cataloga e ajuda a explicar uma série de objetos que servem de fontes históricas para o trabalho dos historiadores. O exemplo mais conhecido disto é na egiptologia, a área de interesse da História que estuda o Antigo Egito.
Resposta: A arqueologia é uma área científica que se preocupa em compreender o passado das sociedades humanas por meio de registros e evidências antigas. ... O mais comum é que os estudos sejam empreendidos por pesquisas sobre o solo e materiais arqueológicos que foram soterrados ou danificados ao longo do tempo.