Porém, estudos têm vindo a mostrar a perigosidade deste componente e a sua relação com alguns problemas de saúde. Daí, a cada vez mais frequente existência de produtos PFOA free, ou seja, produtos livres desta substância química.
6 tipos de panela e suas principais características
Panela de vidro
As panelas com revestimento cerâmico antiaderente funcionam tão bem ou melhor que as de Teflon. Nelas, é possível cozinhar com pouco óleo. Ao contrário das 100% cerâmicas, a temperatura dos alimentos não é mantida. ... Também é necessário lavar, enxugar e untar com óleo a panela ou frigideira antes do primeiro uso.
Confira um pouco mais sobre cada uma delas e escolha à melhor panela de cerâmica para você!
Você já conhece a panela com revestimento cerâmico? Estas panelas são antiaderentes, ideias para a preparação de alimentos mais saudáveis já que não necessitam de óleo para cozinhar, mantêm o calor e distribuem uniformemente para o alimento, e são resistentes.
Top 5 de melhores tipos de panela para fritura
Sua utilização pela população local baseia-se no preparo de feijão, arroz, carnes, angu, ensopados e frituras. Porém, não é recomendado a técnica de fritura neste tipo de panela pois a degradação do óleo ocorre mais rapidamente, formando compostos prejudiciais ao organismo.
Melhor panela para a saúde: confira as vantagens e desvantagens de 7 tipos
Panelas de barro são seguras e completamente Não Tóxicas. A razão mais convincente para começar a cozinhar em panelas de barro não esmaltadas, vem de uma única coisa que ele não faz – que é liberar metais pesados e prejudiciais em sua comida.
Muito usada para cozinhar arroz com lentilha, moqueca, bobó e outras delícias da comida brasileira no forno e fogão, essa panela é considerada uma tradição milenar, pois era utilizada pelos índios bem antes da colonização portuguesa e faz parte do grupo de arte da tradição popular do nosso país.
"Um arroz integral, uma lentilha, arroz com lentilha, ficam ótimas em panelas de barro. Tem as moquecas feitas na panela de barro que são muito famosas. Principalmente a capixaba, que já é pertinho das paneleiras, lá do Espírito Santo, de Vitória. Tem uma cooperativa muito importante de fabricantes de panelas.
Quando for cozinhar, não a leve a temperaturas muito altas logo de início. Vá aumentando o fogo gradativamente. Isso evitará rachaduras na panela, o que a inutilizaria. É importante lembrar que as panelas de barro podem ir tanto aos fogões a lenha quanto aos domésticos.
Passe um dente de alho bem gordinho em toda a panela, por dentro e por fora. Espalhe bem o azeite extra virgem por dentro da panela e deixe no fundo cerca de 3 colheres de sopa. Com as mãos, por fora e na tampa, passe o azeite somente para hidratar. Olha só, não é necessário ser azeite de oliva.
Antes de usar a panela de barro pela primeira vez, unte a panela com umas 2 colheres (de sopa) de óleo, leve ao fogo para queimar. Vai fazer um pouco de fumaça, mas é assim mesmo. Depois é só lavar com água e sabão e a panela estará prontinha para o uso.
Antes de cozinhar Como o barro é um material poroso, o pote vai absorve a umidade durante a imersão. Depois desta imersão você pode colocar os alimentos dentro e colocar a panela no fogo.
Em média, alguém com bastante experiência na moldagem leva menos de 5 minutos para dar forma a uma tradicional panela de barro. Depois de moldadas elas vão para o forno de lenha e ficam por volta de 40 horas já ganhando aquele brilho natural.