As regiões biogeográficas são geralmente subdivididas em unidades menores denominadas províncias biogeográficas, estabelecidas geralmente com base em taxas de endemismos de determinados grupos de flora e fauna, e cujos limites usualmente coincidem com barreiras geográficas.
O primeiro ocorre quando uma espécie se dispersa a partir de seu centro de origem, transpondo barreiras geográficas que dificultam o fluxo gênico entre as populações, o que pode levar à especiação. O segundo, processo vicariante, é a fragmentação da distribuição de um táxon por alterações da paisagem.
A dispersão, por sua vez, é um conjunto de processos que tornam possível a fixação de indivíduos de uma determinada espécie em um local diferente daquele em que viviam seus progenitores. Com isso, pode ocorrer por meio da colonização de áreas afastadas, uma especiação por quebra de fluxo gênico.
Especiação é um processo que leva ao surgimento de uma nova espécie e pode ocorrer em consequência de uma barreira geográfica ou não. A especiação refere-se ao surgimento de uma ou mais espécies a partir de uma população ancestral. ... Como existe uma barreira geográfica entre as populações, elas não se cruzam.
Hoje em dia, para definir uma espécie, usamos um conceito proposto em 1942 por um biólogo chamado Ernst Mayr. ... “Espécies são agrupamentos de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isoladas de outros grupos semelhantes.”
Quando nos referimos às espécies biológicas, analisamos principalmente o isolamento reprodutivo, assim sendo, esse conceito é difícil de ser aplicado, por exemplo, a (a) protozoários e bactérias (b) fungos e bactérias. ... (d)protozoários e fungos.
As dificuldades em se aplicar a definição biológica de espécie são decorrentes de pelo menos três pontos básicos. ... Casos assim, como as espécies ruderais de Oxalis(Oxalidaceae) têm um fluxo gênico já tão restrito a um individuo, que fica difícil delimitar populações intercruzantes.
Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica. Complementando esse conceito, podemos dizer que esses organismos possuem maior chance de reproduzirem-se entre si do que com outros grupos de indivíduos de outra região.