A ideia não é querer fazer guerra contra todo mundo, o importante é observar o que a pessoas tem a dizer e pensar antes de falar. Quando falamos menos e escutamos mais, podemos apreciar melhor a conversa do outro e essa também é uma forma de valorizar o que a pessoa está falando.
Aprendendo a ouvir mais
Entenda que falar menos que o necessário não é sobre não falar. É sobre falar pouco, e nos momentos corretos. Em uma reunião de grandes debates e decisões, uma fala expõe seu ponto de vista, e torna difícil depois você voltar atrás.
Dicas para falar menos – Comportamento Verbal
Pense em algo mais apropriado para falar no momento....Controle a língua pensando no que quiser, mas dizendo apenas o que for apropriado.
Podemos utilizar a expressão pelo menos ou a expressão ao menos sempre que quisermos referir uma situação nova que indica que alguma coisa aconteceu de forma diferente da esperada ou referir um mínimo de razoabilidade. São expressões sinônimas de no mínimo, quando mais não seja ou quando menos.
Se uma pessoa te olha fixamente, é porque ela NÃO está interessada: entenda estudo. O contato visual constante e o famoso “olhos nos olhos” sempre foram considerados sinais clássicos de uma pessoa que demonstra interesse afetivo.
“Quando você sente que está sendo observado e se vira para verificar, outra pessoa em seu campo de visão pode captar o movimento e olhar para você”. “Quando seus olhos se encontram, você presume que a pessoa o estava observando o tempo todo”.
Olhar nos olhos da pessoa transmite seriedade e interesse no diálogo. Aliás, pode ser que você já tenha ouvido falar que, em uma entrevista de emprego, por exemplo, é muito importante sempre fixar o olhar nos olhos do entrevistador, mostrando, assim, todo seu comprometimento com a conversa.