No Brasil, esse modelo de família começou a formar-se logo no primeiro século da colonização, século XVI, a partir da herança cultural portuguesa, cujas raízes ibéricas estavam, nessa época, fortemente vinculadas com o passado medieval europeu – sem contar a forte influência do modelo de patriarcado muçulmano, de quem ...
A construção das origens se dá pela reinterpretação que o indivíduo faz de sua história e da herança familial no amplo sentido. ... A partir do que é vivido individual ou familiarmente, os indivíduos se vêem vinculados a certos lugares que são associados a pessoas e a lembranças de outros tempos.
Árvore genealógica online: seis sites para montar a história da...
A noção de família no Brasil colonial assumiu diferentes modalidades, mesmo sendo o patriarcalismo uma das suas características centrais. O mesmo ocorria com as mulheres. Elas tinham um espaço limitado de atuação, dependendo e se submetendo aos mandos de seus maridos.
No Brasil colônia, a população era de aproximadamente 3, 25 milhões de pessoas, por volta do fim do século XVIII. Nesse período existiam grupos urbanos no interior da colônia, pessoas essas que eram atraídas pelas minas em Minas Gerais para extração de metais preciosos (Ouro e diamante).