Indicamos a seguir 7 opções saudáveis para substituir o pão:
Conheça 7 bebidas estimulantes que vão substituir o cafezinho!
Amaranto e aveia, por exemplo, podem ser consumidos de manhã, misturado ao mingau, à omelete ou ainda na massa da panqueca. A famosa folha verde é termogênica. Ou seja, acelera o metabolismo e dá mais energia. Se comparado ao café, tem uma concentração um pouco menor de cafeína.
Para tirar o sono durante o dia, no trabalho, depois do almoço ou para estudar, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate preto, por exemplo. Porém, a forma mais eficaz de acabar com o sono durante o dia é dormir o suficiente durante a noite.
O site Business Insider separou uma lista com alternativas mais saudáveis e efetivas para se manter acordado e atento.
Cafeína tira o sono: mito ou verdade? Comprovado por um estudo alemão publicado pela revista “Science Translational Medicine”, a cafeína, consumida horas antes de dormir afeta o ritmo circadiano e antagoniza os receptores cerebrais que facilitam o sono e aumentam a sua profundidade.
Quantidades ideais. No geral, como o café é uma bebida estimulante, deve ser ingerido preferencialmente durante o dia e seu consumo reduzido no período da noite, para não prejudicar o sono, apesar de alguns indivíduos relatarem não ter nenhum problema com a ingestão de café à noite.
Segundo um estudo, tomar café até 6 horas antes de dormir pode prejudicar consideravelmente a qualidade do seu sono. Isso por que, a cafeína pode ficar de 6 a 8 horas na corrente sanguínea.
Nos receptores do cérebro, a substância bloqueia a chegada da adenosina, que diminui a atividade do SNC quando estamos prestes a dormir, por exemplo. Ao barrá-la, a cafeína faz com que o nosso corpo fique em alerta.
Se só agora vai deixar de ingerir café, saiba que os primeiros sete dias pode sentir-se mais irritado, com dores de cabeça, agitação, ter dificuldade em concentrar-se e sofrer obstipação. Porém, de acordo com a especialista, nesse mesmo período de abstinência, os dentes vão ficar mais brancos.
Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:
“As moléculas de cafeína bloqueiam os locais dos receptores [da adenosina], proporcionando a percepção temporária de que não estamos tão cansados ou privados de sono como podemos estar”, diz o especialista Dr. Greene, à Healthy.
O energético é composto, principalmente, pela cafeína e taurina. A cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina – hormônio responsável por provocar a sensação de cansaço e sonolência.
Sabe-se que o consumo da cafeína faz com que o início do sono seja postergado, diminui o tempo total de sono e aumenta o número de despertares ao longo da noite.
Como a cafeína atua na mente “Considerando a tolerância individual, a ingestão da substância em até quatro horas antes do início do sono não costuma afetá-lo, exceto em quem é sensível à cafeína e nos portadores de insônia”, explica o profissional.
Beber aproximadamente duas xícaras de café antes de dormir por 20 minutos pode ser a melhor maneira de colher os benefícios dos cochilos. Para evitar distúrbios noturnos do sono, a ingestão de cafeína deve cessar seis horas antes de dormir.
Adotar rotinas de sono. Manter o quarto escuro, desligar os aparelhos eletrónicos e adotar técnicas de respiração podem ajudar a suprimir os efeitos do café e a conseguir regular o sono mais rapidamente.
Beber água, seja quente ou fria, é uma boa pedida para desintoxicar. Além disso, ocupa suas mãos e boca quando abandonar o consumo de café. Algumas pessoas já disseram que a água ajudou a ficarem mais alertas, condição que normalmente é afetada pela falta de cafeína. O exercício é um estimulante como a cafeína.
A cafeína é um estimulante conhecido que anima quem a consome e aumenta a atenção e promove a vigilância. Mesmo assim, um novo estudo curioso descobriu que beber chá ou café dentro de 4 horas antes de dormir não afeta o sono de forma nenhuma.
Além desses efeitos, pessoas que bebem café em excesso também podem apresentar:
Segundo o neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo Fábio Porto, a cafeína bloqueia uma substância chamada adenosina, que é responsável pela sensação de cansaço e essencial para o sono. “Além disso, a cafeína tem efeito de vasoconstrição, melhorando o fluxo de sangue no cérebro e diminuindo as dores.
Além da cafeína, a natureza ácida da bebida faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.