Quais As Doenças Da Hipofise?

Quais as doenças da Hipofise

Chamada de “glândula mestre do corpo”, a hipófise tem a função de regular outras glândulas. Entretanto, ela pode ser acometida por doenças, prejudicando a produção hormonal.

Quais são as principais doenças da hipófise?

Nessa situação, a causa é a desregulação de adenomas secretores de tirotrofina, que afetam a tireoide. O paciente pode sentir tremores, aceleração cardíaca, febre e ansiedade.

Inicia-se o tratamento de adultos com deficiência de GH com uma baixa dose diária de GH (0,3 mg por via subcutânea para mulheres, 0,2 mg para homens e 0,1 mg para pacientes mais velhos), que é titulado de modo a alcançar um nível sérico de IGF-I médio-normal. Os benefícios do tratamento incluem melhora da energia e da qualidade de vida, melhor perfil lipídico, diminuição dos fatores de risco cardiovascular, aumento da massa muscular corporal e diminuição da massa gorda corporal. Em homens com pan-hipopituitarismo tratado com GH, a mortalidade diminui para taxas semelhantes a de indivíduos da mesma idade sem hipopituitarismo. Em mulheres com pan-hipopituitarismo tratado com GH, a mortalidade diminui, mas não alcança níveis normais.

A hipófise é uma glândula do tamanho de uma ervilha que está alojada no interior de uma estrutura óssea (sela turca) localizada na base do cérebro. A sela turca protege a hipófise, mas deixa um espaço bem pequeno para expansão.

Afinal, o que é hipófise?

Afinal, o que é hipófise?

Ambos estão ligados ao hipotálamo através de uma haste que contém vasos sanguíneos e prolongamentos das células nervosas (fibras nervosas ou axônios). O hipotálamo controla o lobo anterior pela liberação de hormônios através dos vasos sanguíneos de ligação. Ele controla o lobo posterior pelos impulsos nervosos.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

As principais doenças da hipófise são causadas pela produção desbalanceada de hormônios regulados ou secretados pela glândula. Normalmente, isso acontece devido a um tumor benigno na região.

Contato

Os sintomas de doenças da hipófise são diversos, já que dependem do hormônio que foi afetado. Outro fator que influencia o quadro clínico é o tamanho dos tumores, que varia em cada caso.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

A hipófise é uma glândula do tamanho de uma ervilha localizada na parte inferior do cérebro. As glândulas são órgãos que produzem e liberam hormônios no sangue. Os hormônios são substâncias químicas que estimulam a ação de outras células ou tecidos. A hipófise libera vários tipos de hormônio. Cada hormônio hipofisário controla uma glândula e função corporal distinta.

Hipófise e seus órgãos-alvo

Hipófise e seus órgãos-alvo

Lesões hipotalâmicas, que podem resultar em hipo-hipofisarismo, também podem alterar os centros que controlam o apetite, produzindo uma síndrome semelhante à anorexia nervosa ou, às vezes, hiperfagia com obesidade maciça.

Lembramos que, por orientações do Conselho Federal de Medicina, não são autorizadas consultas online, nem análise de exames sem um exame clínico, que deve ser feito pelo seu médico. Mais informações em nossos termos de uso.

O excesso do hormônio GH é a causa da acromegalia em adultos. Consiste em um crescimento excessivo dos membros, mãos e pés, nariz e lábios. Também há um alargamento da região frontal da testa e espaçamento entre os dentes.

Conheça as doenças da hipófise – sintomas, tratamentos e causas

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

Em pacientes que passaram por cirurgia ou radioterapia para tratar tumor hipofisário, o tratamento pode ser seguido de perdas da função hipofisária. Pacientes tratados com radiação podem perder a função endócrina lentamente ao longo de anos. Portanto, o estado hormonal pós-operatório deve ser avaliado com frequência, de preferência em 3 e 6 meses e anualmente a partir daí por 10 anos e, preferencialmente, por até 15 anos após a radioterapia. Essa avaliação deve incluir, pelo menos, a análise da função tireoidiana e adrenal. Os pacientes também podem desenvolver dificuldades visuais relacionadas à fibrose do quiasma óptico. Imagens selares e avaliação de campo visual devem ser realizadas pelo menos a cada 2 anos inicialmente, por cerca de 10 anos, em particular se houver tumor residual.

NOTÍCIAS

Essa doença é caracterizada pelo excesso de hormônios produzidos pela tireoide (TSH). Em alguns casos, pode ser consequência de uma anormalidade na hipófise.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise. O hipotálamo ou a hipófise consegue determinar quanto estímulo as glândulas-alvo precisam por meio da detecção dos níveis dos hormônios produzidos pelas glândulas controladas pela hipófise (glândulas-alvo).

Para a obtenção de um diagnóstico preciso, é indicado realizar um exame de ressonância magnética. O procedimento permite detectar tumores na região da hipófise com clareza.

A hipófise pode funcionar de forma anormal por vários motivos, muitas vezes como resultado da presença de um tumor benigno (adenoma). O tumor pode produzir em excesso um ou mais hormônios hipofisários, ou o tumor pode pressionar as células hipofisárias normais e causar a deficiência de produção de um ou mais hormônios hipofisários.

Deve-se determinar os níveis de T4 livre e TSH. O TSH costuma ser inapropriadamente baixo ou normal em relação aos baixos níveis circulantes de T4. A manifestação mais comum do hipotiroidismo central é um padrão de nível normal de TSH com baixo T4 livre. Por outro lado, concentrações elevadas de TSH com concentrações baixas de T4 livre indicam anormalidade primária da tireoide.

Quais os sintomas de problemas na Hipofise?

Pressão exercida pelo tumor

  • Dor de cabeça.
  • Perda de visão, especialmente perda da visão periférica.
  • Náuseas e vômitos.
  • Sintomas causados pela deficiência de hormônio pituitário.
  • Fraqueza.
  • Menstruação irregular ou ausente (em mulheres)
  • Perda de pelos do corpo.
  • Disfunção sexual.

Quais são as consequências do mau funcionamento da hipófise no corpo humano?

Seu mau funcionamento traz sintomas como cansaço, aumento ou perda de peso, calor excessivo, prisão de ventre, irritabilidade, inchaço e queda de cabelo.

Qual exame detecta problemas na Hipofise?

Quando o paciente apresenta sintomas, geralmente são feitos exames de dosagem hormonal e a ressonância magnética da hipófise. “Muitas vezes, o tumor é detectado incidentalmente, quando o paciente realiza uma ressonância magnética ou tomografia computadoriza do crânio por outro motivo”, diz ela.

O que um tumor na Hipofise pode causar?

Os Tumores de Hipófise podem provocar sintomas por causa da compressão das estruturas vizinhas ou também podem causar alterações na produção hormonal do paciente. A compressão pode levar a dores de cabeça ou até mesmo a perda parcial da visão.

Quem tem tumor na Hipofise pode tomar anticoncepcional?

Olá. O microadenoma hipofisário e a hiperprolactinemia não contra-indicam o uso de anticoncepcional, seja ele combinado ou de progestágeno isolado, seja ele via oral, injetável, anel vaginal, transdérmico ou DIU. Você terá que avaliar com o seu médico as indicações e contra-indicações de cada método para você.

Como é a recuperação da cirurgia de tumor na hipófise?

A recuperação da cirurgia é muito rápida, cerca de 48h. No entanto, o paciente precisa, algumas vezes, ficar internado no hospital por alguns dias para checar o funcionamento dos hormônios hipofisários no pós-operatório.

Qual o lado da hipófise?

Tumor de hipófise: sintomas e tratamentos A hipófise (glândula pituitária) é uma glândula de 8mm de diâmetro localizada na parte central da base do crânio. Embora seja muito pequena, seu desempenho correto regula o desenvolvimento e funcionamento do corpo humano.

O que é hiperfunção da hipófise?

A hipófise pode apresentar basicamente dois tipos de problema: Quando a glândula trabalha em excesso (hiperfunção) Ou quando há algum prejuízo da função glandular (deficiência).

Como estimular a glândula hipófise?

Foto: Divulgação Nutrição rica em proteínas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir bem e diminuir a ingestão de açúcar, favorecem o crescimento. O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio e desempenha um importante papel no corpo humano.

O que é a neuro hipófise?

A neuro-hipófise é uma extensão do encéfalo. Não participa da produção de hormônios mas armazena e secreta dois importantes neuro hormônios, o ADH e a ocitocina: Antidiurético - ADH (ou vasopressina): O ADH é o hormônio responsável pela reabsorção de água quando ela passa pelos rins.

Qual a diferença entre a adeno-hipófise é a neuro-hipófise?

A glândula é dividida em duas porções: o lobo anterior e o lobo posterior. O lobo anterior é a adeno-hipófise. ... E uma importante diferença funcional entre elas é que a neuro-hipófise é uma porção que não produz hormônios, apenas realiza armazenamento e secreção. Ao contrário, a adeno-hipófise produz e secreta hormônios.