Pneumopatia crônica, que é o tipo de pneumopatia cujos sintomas duram mais que 3 meses mesmo com o tratamento correto, não possuindo cura em alguns casos, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou DPOC.
A pneumonia bilateral é uma situação em que há a infecção e inflamação dos dois pulmões por microrganismos e, por isso, é considerada mais grave que a pneumonia comum, isso porque está associada à diminuição da capacidade respiratória.
A broncopneumonia é um tipo de infecção pulmonar que pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias. Embora seja um tipo de pneumonia, além de afetar os alvéolos do pulmão, a broncopneumonia também afeta os brônquios, que são as maiores vias por onde o ar entra nos pulmões.
Os principais fatores de risco da pneumonia são: Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.
É muito importante saber que, se não tratada, a pneumonia pode evoluir para um quadro mais grave, causando até a morte.
O tratamento pode demorar até 21 dias e durante esse período é aconselhado ir ao hospital apenas se os sintomas piorarem ou se não melhorarem após 5 a 7 dias, principalmente a febre e o cansaço.
Sintomas de Broncopneumonia
Chás para pneumonia
O principal sintoma da pneumonia aguda é, geralmente, a tosse que surge juntamente com pelo menos outro sintoma, a saber:
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
O que causa a meningite?
Agentes causadores A pneumonia pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou mudanças bruscas de temperatura, que comprometem o funcionamento dos cílios responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos micro-organismos causadores.