Significado de Ciclização substantivo feminino [Química] Formação de um ou mais anéis.
Por ciclização, os monossacarídeos com mais de cinco átomos de carbono não apresentam o grupo carbonila livre, mas ligado covalentemente com uma das hidroxilas presentes ao longo da sua cadeia.
O nome correto depende de qual foi o monossacarídeo que sofreu ciclização. ... Se foi uma aldose (monossacarídeo no qual o grupo carbonilo é um grupo aldeído), então o novo grupo funcional designa-se de hemiacetal. Se foi uma cetose, então designa-se de hemicetal.
→ Oligossacarídeos: são formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
Significado de Piranose substantivo feminino [Química] Açúcar das glicoses em forma de um hemiacetal cíclico, que contém um anel de seis membros.
Função dos glicídios As diferentes famílias de glicídios têm duas funções primordiais: fornecer energia para muitos tipos de seres vivos por meio da alimentação; são os compostos dos quais são feitos muitos membros e órgãos de animais.
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
→ Funções da membrana plasmática Definir os limites da célula. Garantir proteção das estruturas da célula. ... Selecionar o que entra e o que sai da célula. Em virtude da capacidade de selecionar essas substâncias, dizemos que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva.
Função da membrana plasmática Protege a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.
Esses exames são usados para detectar diversos anticorpos produzidos como uma resposta autoimune a fosfolipídios, que fazem parte da estrutura normal das membranas de todas as células do corpo e têm um papel importante na coagulação do sangue.
Teste utilizado no diagnóstico da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF). Esta pode ocorrer de forma isolada ou associada a outras doenças auto-imunes (LES em 15% dos casos).
EXAMES COMPLEMENTARES Na atualidade, o diagnóstico proposto de SAF inclui a dosagem laboratorial de Anticardiolipina dos subtipos IgG e/ou IgM; anti-ß2-glicoproteína I IgG e/ou IgM e Anticoagulante lúpico.
Os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça constituída pelo grupo fosfato que é polar ou hidrofílica(tem afinidade por água) e uma cauda constituída pelas cadeias de ácidos gordos apolar ou hidrofóbica, isto é que repele a água.