Além de ter mais de dois terços das reservas de água doce do mundo, a Antártida desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio de calor da Terra. Em outras palavras: ajuda a amenizar o aquecimento global.
O derretimento das geleiras da Groenlândia e da Antártida, além de aumentar o nível dos oceanos, pode acelerar os fenômenos extremos e desestabilizar o clima de algumas regiões nas próximas décadas, alertam pesquisadores.
Quando um iceberg derrete no oceano o nível do mar não se altera, apenas o estado da água irá se alterar, passando de sólido para líquido, sendo assim o volume continuará (quase) o mesmo.
Por isso, como muitas geleiras próximas aos pontos de formação de águas profundas estão perdendo massa rapidamente, a água de degelo (doce) que vai para o oceano torna a superfície menos salgada e diminui a densidade das águas nessas regiões-chave, o que pode afetar a quantidade de água profunda formada.
Resposta. As consequências do derretimento é o aumento da temperatura ao nível global por causa da liberação de gases presos nas geleiras que são prejudiciais ao ambiente, aumento do nível da água do mar, e desaparecimento de algumas espécies residentes nessas áreas como animais polares e recifes de corais!
As regiões polares são as mais atingidas pelo degelo, pois o derretimento dessas áreas está ocorrendo de forma muito rápida. Conforme cientistas ambientais, o degelo agrava ainda mais o aquecimento da Terra, haja vista que durante esse processo ocorre a liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente.
Existem duas variedades: o gelo doce é formado na superfície pela queda e compactação dos cristais de neve. Como os cristais são formados na atmosfera, a partir de vapor d'água, são livres de sal. Mas há também um grande montante de água oceânica que congela e retém sal.
A água solidificada, quando está em um dos polos de nosso planeta, se mantém do seu modo devido a temperatura em questão de ambos locais. Nesse sentido, se a geleira derrete por algum motivo e cai, se ela desce até um ponto onde a luz solar chega com muita intensidade, então ela derrete e torna-se parte do oceano.
Perigo e importância Apesar do perigo que oferecem, para estudos geológicos, os icebergs são importantes, uma vez que transportam sedimentos e pedaços de rochas que se acumulam no fundo dos oceanos e nos continentes. Podem ser usados, como forma alternativa, para a irrigação de terras quando rebocados.
Eles são enormes blocos que se desprendem das geleiras polares – que, por sua vez, foram formadas pelas neves da Era Glacial. São, portanto, de água doce e não devem ser confundidos com água do mar congelada. ... São, portanto, de água doce e não devem ser confundidos com água do mar congelada.
Os icebergs são blocos de gelo que se desprendem de geleiras existentes em áreas polares do planeta. ... A formação de um iceberg acontece assim: o movimento das ondas e o calor fazem aparecer rupturas nas geleiras.
Icebergs são grandes pedaços de gelo, formados de água doce, que se desprendem das geleiras. Eles surgem a partir da ação das correntes marítimas: com o tempo, o sobe e desce faz com que apareçam microfraturas no gelo. Elas se expandem até que um pedaço se solta, formando o iceberg.
Iceberg (do inglês ice: gelo e do sueco berg: montanha) é um grande bloco de gelo que flutua sobre a superfície dos oceanos. Ao contrário do que se possa pensar, o iceberg não é formado pela água do mar, mas sim por água doce. ... Alguns icebergs possuem uma quantidade muito grande de água doce.
Resposta: Um iceberg, aicebergue, icebergue ou geleira, é um bloco ou massa de gelo de grandes proporções que, tendo se desprendido de uma geleira, de um glaciar ou de uma plataforma de gelo continental, vagueia pelo mar, levado pelas águas dos mares árticos ou antárticos.
Banquisa é o congelamento da água salgada do mar, Manto de gelo ou inlândsis é uma massa de gelo glaciar que cobre mais de 50 000 km² de algum terreno. Iceberg é formado pelo acumulo de água doce congelada!!!
O mais interessante que podemos ver, de acordo com a figura acima, é que a maior parte de um iceberg fica submersa, isto é, fico abaixo da superfície da água do mar. Sendo assim, podemos dizer que da massa total que compõe um iceberg, somente 10% dele emerge à superfície.
Resposta. O iceberg flutua devido à menor densidade do gelo (0,9 g. cm-3) do que a água do mar(1,025 g. ... Como a diferença de densidades envolvidas é pequena, a maior parte da massa de um iceberg está submersa, sendo a parte visível cerca de 10% da massa total.
A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. ... Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo.
Resposta: Ele irá derreter e ir ao oceano, aumentando assim o nivel dágua do mesmo. Explicação: Como o gelo derrete em temperaturas altas, caso ocorra um aqecimento, o mais provavel é que o mesmo derreta.
Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
Vejamos, a seguir, as mudanças de estado que ocorrem na água: