Sempre abrir. O termo Neoplasticismo foi criado para designar um estilo de arte caracterizado pelo abstracionismo geométrico. O Neoplasticismo é inerente à obra do pintor Piet Mondrian e foi criado por ele em 1917 e amplamente difundido e discutido por meio da revista De Stijl.
O Neoplasticismo é um movimento de arte abstrata que surgiu em 1917 e teve como principais representantes os pintores Piet Mondrian e The Van Doesburg. Inspirado no simbolismo, esse movimento busca alcançar a harmonia universal por meio da arte.
As principais características da arte neoplástica são:
Ainda que a obra de Mondrian tenha um carácter essencialmente abstracto, esta pintura inspira-se directamente em duas referências do mundo real: a grelha urbana de Manhattan,por causa da luzes de neon nas ruas e o ritmo do Boogie woogie - estilo de dança que Mondrian apreciava particularmente,era dançarino e apaixonada ...
Dentre os maiores representantes da arte abstrata no Brasil estão:
Entretanto, o marco do abstracionismo no Brasil foi a I Bienal de São Paulo em 1951. Alguns dos artistas brasileiros que se destacaram nesse estilo foram: Lygia Clarck, Alfredo Volpi, Waldemar Cordeiro, Ivan Serpa, Hélio Oiticica.
Arte Abstrata é uma arte não objetiva, que não tem uma representação precisa de uma realidade visual, mas usa Formas, Cores, Texturas e Marcas Gestuais para alcançar seu efeito. Nasceu no início do século XX e foi completamente radical para o seu tempo.
Arte figurativa = é aquela usada para descrever as Manifestações Artísticas que representam a forma humana, os elementos da Natureza e o objetos Criado pelo Homem. REALISTA = No Realismo a figuração dos elementos busca a verdadeira Identidade Visual.
A arte abstrata é a arte que não procura elaborar uma representação visual precisa da realidade. Ela possui um distanciamento de qualquer ponto de referência objetivo.
A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional".