A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
O geógrafo Milton Santos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico.
Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional. ¹ A obra em que Milton Santos trabalha de forma mais aprofundada o tema é: SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.
Os avanços que a revolução técnico cientifica informacional trouxe para o mundo são muitos, a começar pelo aprimoramento dos métodos de produção, criação de novas máquinas, medicamentos, veículos, etc.
Esse processo tem como principais criações os meios de transporte mais acelerados, que permitem circulação mais facilitada, além de evidentemente, os celulares e demais aparelhos eletrônicos que permitem comunicações a longa distância.
Desse modo, se a utilização das técnicas é uma questão fundamental para a transformação do espaço, a forma como tais técnicas evoluem e modificam-se ao longo do tempo também produz consequências diretas nas estruturas espaciais que envolvem as sociedades. ... As técnicas da pecuária também passaram pelo mesmo ideário.
A Revolução informacional como o próprio nome diz trouxe informação, ocorreu na Terceira Revolução Industrial no século XX, impulsionada pela Segunda Guerra Mundial. ... A Revolução informacional trouxe inovação nas diversas criações tecnológicas que expandiram a comunicação mundial.
A Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.
Que tipo de informa- ção é gerada, estocada, transmitida, manipulada com o advento da revolução informacional? Translnformação, v.
Anteriormente, destacavam-se as indústrias de metalurgia, siderurgia e a indústria automobilística. Na Terceira Revolução Industrial, destacaram-se as indústrias de alta tecnologia, desenvolvendo-se áreas da genética, robótica, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outras.
As conseqüências da revolução técnico-científica para o Terceiro Mundo (China Popular, América Latina, Oriente Médio, Norte da África) poderão ser expressas: na redução dos investimentos no Terceiro Mundo e até fuga de investimentos já que não precisará mais de mão-de-obra barata e com as avançadas tecnologias as ...
Poderá aparecer como ponto positivo da globalização: desenvolvimento e avanço dos meios de comunicação e transportes, interação entre os países na era globalizada e maior circulação de capital, mercadorias e pessoas e também os pontos negativos, tais como: dependência tecnológica, desemprego gerado pela revolução ...
cite os principais efeitos positivos e negativos provocados pela Revolução Técnico-Científica na indústria de produção de medicamentos.