EQST

O Que O Estudo Transversal?

O que é o estudo transversal?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

O que é estudo prospectivo e retrospectivo?

Deve ser considerado retrospectivo aquele em que o pesquisador estuda os paciente a partir de um desfecho e prospectivo aquele em que o desfecho ainda não ocorreu. A diferença entre o Estudo de Coorte e o de Caso/Controle é em relação ao foco.

O que é estudo de incidência?

Estudos de Incidência medem quantas pessoas ficaram doentes (novos casos). Fatores Positivos: Fácil desenvolvimento e econômico, muito útil em saúde pública, para avaliar e planejar programas de controle de doenças.

Qual é o estudo que mede a incidência?

Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).

Qual a aplicabilidade dos estudos epidemiológicos?

A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.

Qual tipo de estudo Maurício utilizou Quais as vantagens e desvantagens deste tipo de estudo?

Resposta. Resposta: Mauricio utilizou o estudo de coorte que é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades em grupos da população.

O que é epidemiologia em saúde?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

Qual a função da epidemiologia na área da saúde Cite um exemplo em que a epidemiologia ajuda na saúde da população?

Por isso mesmo, a formação em epidemiologia constitui assim um dos pilares fundamentais na formação de recursos humanos na saúde, pois ela é o instrumento que permitirá: conhecer a situação de saúde da comunidade; conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades; identificar os grupos ...

Quais são os dois ramos da epidemiologia?

Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo). Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos.

Como a pesquisa epidemiológica pode auxiliar no planejamento dos serviços de saúde?

A inserção efetiva do uso da epidemiologia no planejamento das ações em saúde é um assunto importante por sugerir uma tomada de decisão mais acertada no campo da saúde, podendo refletir na prevenção de doenças e promoção da saúde da população.

O que é epidemiologia e saúde pública?

Epidemiologia é uma disciplina básica da Saúde Pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, aspecto que a diferencia da clínica, que tem por objetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais.

Quais as principais funções da epidemiologia como eixo das ações de saúde é enfatize porque é tão importante estudar Epidemiologia de determinada doença?

Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas. Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades. Identificar a causa e origem da doença.

Qual a importância da epidemiologia no âmbito da saúde coletiva?

Portanto, os estudos epidemiológicos são úteis para a descrição das condições de saúde de uma população selecionada, considerando-se o tempo e o espaço; para investigar fatores determinantes da saúde da população; para avaliar o impacto das ações efetuadas com o objetivo de alterar uma dada situação de saúde e ...