Caatinga é um bioma brasileiro que apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. ... No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.
O solo do bioma amazônico é pouco fértil. Na região de Manaus, em área de terra firme, há solos argilosos, amarelos, ácidos, ricos em alumínio e pobres em nutrientes. Nas partes mais baixas, há solos arenosos, ainda mais pobres em nutrientes que os solos da floresta de terra firme.
Região de clima semi-árido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genéticos dada a sua alta biodiversidade. ... No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos férteis.
É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos. O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa.
A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, “mata branca”. ... No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.
Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. ... A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-xique, a Aroeira e a Braúna.
O Pantanal é um bioma brasileiro localizado no Centro-Oeste do Brasil, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Rico em biodiversidade, apresenta diversas espécies de fauna e flora. Possui um clima tropical, com duas estações do ano bem definidas.
Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima.
Os principais biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal. Esse bioma é muito influenciado pelo clima equatorial, que se caracteriza pela baixa amplitude térmica e grande umidade, proveniente da evapotranspiração dos rios e das árvores. ...
Tipos de biomas no Brasil
O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, ...
Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Nossos Biomas são importantes não somente como recursos naturais em nosso país, mas, tem destaque como ambientes de grande riqueza natural no planeta.
O Bioma (de bios: clima; e onda: massa ou grupo) é um grande conjunto de ecossistemas interligados. ... Em alguns casos, o bioma é delimitado obedecendo a outros critérios, como o clima, os tipos de solos, entre outros. Por exemplo: Floresta Tropical Úmida e Floresta Tropical Seca.
Pantanal
Caatinga
Pantanal
O clima da Região Centro-Oeste é caracterizado pela predominância do tipo tropical úmido na maior parte dessa região, ocupando uma larga extensão de Goiás e do Mato Grosso. Nesse clima, há duas estações bem definidas ao longo do ano: um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso.
O clima da região Centro-Oeste do Brasil é o tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a abril, e um inverno seco, entre os meses de maio a setembro.
Relevo e Vegetação da Região Centro-Oeste Grande parte da região está localizada no Planalto Central (Goiás e Distrito Federal). Além dele há o Planalto Meridional (Mato Grosso do Sul e Goiás) e a Planície do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). A vegetação predominante da região centro-oeste é o cerrado.
Clima, vegetação e hidrografia Situado no coração do Brasil, Goiás ostenta a beleza singular do Cerrado, cuja vegetação é marcada por árvores e arbustos tortuosos, cascas grossas e raízes profundas.
A vegetação predominante no estado de Goiás é o Cerrado, cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. Na região sul do estado são encontradas pequenas faixas de mata Atlântica, principalmente nas margens dos rios e nas serras.
O Centro-Oeste é a região menos populosa, pois sua atividade tradicional – a pecuária extensiva - não exige muita mão-de-obra, e a recente introdução da lavoura comercial, intensamente mecanizada, também não gerou muitos empregos.
Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes. O seu relevo é dividido em três áreas principais: planalto central, planalto meridional e planície do pantanal.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Região Sul do Brasil é formada por apenas três estados em uma área de 576.
Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação. A sede do governo brasileiro fica em Brasília, no Distrito Federal.