Um texto, oral ou escrito, pode ser produzido com base em diferentes sequências discursivas — narrativas, expositivas, argumentativas, conversacionais e instrucionais. ... Essas sequências discursivas são responsáveis pela organização interna do texto.
A dissertação escolar é um gênero textual que constrói uma opinião em torno de uma questão proposta. Geralmente, é produzida no contexto escolar por alunos do Ensino Médio. ... Nesse gênero não se apresenta imediatamente uma opinião acerca de uma questão proposta, acrescida de alguns argumentos que sustentam essa opinião.
Em um conto de fadas, por exemplo, há uma sequência narrativa (conjunto de ações realizadas por um agente que provoca ou tenta evitar uma mudança), uma sequência descritiva (conjunto de operações que apresenta aspectos caracterizadores de um objeto, animal ou pessoa) e uma sequência dialogal (fala entre os personagens) ...
03 – Quais as diferenças apontadas pelo narrador entre a mulher da notícia e a mulher da crônica? R= Mulher da notícia tinha 78 anos e era uma enfermeira inglesa e a mulher da crônica tinha 42 anos, era secretária e bela.
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. ... Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
A sequência dialogal é a mais comum das sequências textuais, porque funciona como a “espinha dorsal” de vários gêneros orais do dia a dia, como a conversa informal, o debate e a entrevista. Também pode, é claro, assumir forma escrita e surgir nos contos, nos romances e nas piadas.
a finalidade de texto é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude, comportamento, etc... Ao ser questionado sobre a finalidade de um texto, a ideia é que quem responda possa identificar quais os objetivos que o conteúdo apresentado traz.