Para quem quer emagrecer, subir com velocidade, de forma intensa, por meia hora, pode queimar mil calorias. “Subir de dois em dois degraus, lentamente, durante meia hora e fazendo intervalos recuperação, queima o mesmo que em uma hora de musculação, entre 200 e 300 calorias”, conta Molina.
Você pode perder 5 quilos usando as escadas com métodos simples de queimar calorias e tonificar músculos das pernas e costas. Tenha em mente, no entanto, que subir escada emagrece mais do que descendo, pois você queima mais calorias dessa maneira, fazendo de prédios altos um local ideal.
Se realizada durante 30 minutos, a atividade é capaz de queimar até 200 calorias. Hábito também contribui para melhorar circulação sanguínea. Subir e descer escadas é um bom exercício para emagrecer, tonificar as pernas e combater a celulite. Esse tipo de atividade física queima calorias, fortalece as coxas e o bumbum.
8 benefícios de subir e descer escadas
O step é um ótimo treino na escada para emagrecer, além de ajudar no fortalecimento das pernas e dos glúteos. Para execução, você deve subir a escada, alternando os pés, realizando o step e flexionando o joelho. Faça de duas a três séries, com 12 ou 15 repetições. Caso a escada seja pequena, desça com corrida leve.
Subir escadas provoca varizes? Não, pelo contrário. O ato de subir e descer escadas melhora o retorno venoso, pois exercita os principais músculos da panturrilha neste movimento.
Segundo o angiologista Jayme Ramos, preferir as escadas em vez do elevador pode trazer benefícios para o tratamento: “O hábito de subir e descer escadas fortalece a musculatura da panturrilha e isso melhora o retorno venoso para o coração, tratando a insuficiência venosa e melhorando as condições de veias varicosas”.
Para saber como evitar varizes, confira as sugestões do Dr. Jurandir Marques, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.
O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.
Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia. Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde!
10- Alimentos PROIBIDOS: fígado, moela, ervilhas, repolho, espinafre, agrião, alface crespa, couve de bruxelas, couve-flor, repolho roxo, mostarda, óleo de soja, óleo de canola, azeite, banha, manteiga, gema do ovo.