O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.
O tecido cartilaginoso tem uma consistência rígida e apresenta as funções de sustentação de tecidos moles, revestimento das articulações, entre outras. É classificado em três tipos: cartilagem hialina, elástica e fibrosa.
Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos. Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos. A nutrição das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.
Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa. A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos.
Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.
De acordo com o especialista, a linhaça, frutas cítricas, gelatina, folhas verde-escuras e leguminosas são alimentos ricos em colágeno tipo 2. Além disso, você pode (e deve) dar uma forcinha para que o organismo absorva bem essas proteínas e as converta em colágeno.
Atualmente, a cartilagem danificada pode ser tratada por meio de uma técnica chamada microfratura, na qual pequenos orifícios são feitos na superfície de uma articulação. A técnica de microfratura faz com que o corpo crie um novo tecido na articulação, mas o novo tecido não se parece muito com a cartilagem.
Veja quais alimentos são indicados para repor o colágeno
Exercícios para Fortalecer o Joelho
São elas:
O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.
Algumas dicas para tratar a lesão no joelho em casa são:
Os sintomas de artrite como inflamação ou dor nas articulações podem ser aliviados com o uso de pomadas anti-inflamatórias contendo cetoprofeno (Profenid gel) ou piroxicam (Feldene emulgel).
O Clofen K é um medicamento cujo princípio ativo é o Diclofenaco potássico. Este medicamento é um antiinflamatório não esteroidal, ou seja, não hormonal. Usualmente, esta droga consegue reduzir as dores oriundas de qualquer processo inflamatório, de forma inespecífica, inclusive no joelho, caso exista.
Colocar compressas de gelo por 15 minutos, 2 a 3 vezes ao dia, pode ajudar a aliviar a dor e combater a inflamação. É importante consultar um ortopedista para melhor avaliação e tratamento com anti-inflamatórios como ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.
Diclofenaco potássico e diclofenaco sódico não apresentam diferenças farmacodinâmicas (mecanismo de ação), nem farmacocinéticas significantes. Ambos são administrados sob a mesma dose e absorvidos na forma ácida (diclofenaco). Ademais, a porção ativa da molécula é o diclofenaco.
Desenvolvida para garantir estabilidade e segurança no joelho, a joelheira patelar da Knee Suport é a melhor opção para esportistas. Tem uma alta elasticidade que proporciona a compressão ideal e aquecimento para o tratamento de lesões musculares nas articulações.
Antes de escolher a sua joelheira, você deve analisar qual é o motivo de uso do acessório e conversar com seu médico. Para prevenção, se você é adepto das corridas, a joelheira elástica é a mais indicada. Caso faça agachamentos mais pesados, a faixa simples deve ser a opção.
Geralmente usadas quando já existe uma lesão instalada. Serviriam para realizar compressão, mantando a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais apos um entorse, evitando o agravo da lesão.
A joelheira e a tornozeleira são chamadas de órteses, pois são dispositivos que aplicados ao corpo melhoram a função corporal, como promover determinados movimentos perdidos ou na restrição de movimentos excessivos que podem estar alterando a função normal.