Não é necessário possuir formação em um curso específico do Ensino Superior a fim de entrar para ABIN. No entanto, algumas graduações ligadas a áreas como a Ciência de Dados, o Direito e as Relações Internacionais são tidas como formadoras do perfil ideal para um oficial da inteligência.
O quadro de pessoal da ABIN é formado por quatro cargos de Inteligência: oficial de Inteligência, oficial técnico de Inteligência, agente de Inteligência e agente técnico de Inteligência. Os dois primeiros de nível superior e os últimos de nível médio.
R$ /div>
Não há limite de idade para participação nos concursos da ABIN. No entanto, conforme o inciso II do art. 186 da Lei 8.
Como se tornar um espião do governo?
O 'agente de operações' – o agente secreto, ou espião tradicional -, por exemplo, recebe um salário que começa em US$ 56.
No Brasil, é preciso passar em um concurso público para ingressar na ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). Há casos em que funcionários públicos de outras áreas do governo são relocados para a agência.
Há duas maneiras de se tornar um agente do serviço de inteligência do Brasil: concurso público da Abin; ou redistribuição ou requisição de servidores de outros órgãos da administração pública (excepcionalmente).
O candidato que sonha em ser um agente secreto, um oficial de inteligência, precisa prestar o concurso da ABIN, para que possa entrar na Escola da ABIN (ainda falaremos mais sobre). As inscrições para as vagas não é aberto com regularidade.
As qualificações básicas para se tornar um Agente Especial do FBI são rigorosas: