Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
Quatro classes principais desses fármacos imunossupressores compreendem: glicocorticoides, inibidores da calcineurina, agentes antiproliferativos e antimetabólitos, e os anticorpos. O eixo central da imunomodulação é a indução e manutenção da tolerância imunológica, o estado ativo de não resposta a antígeno específico.
Os imunossupressores são medicamentos que evitam a rejeição do órgão transplantado. O nosso sistema imunológico reconhece, defende e protege o nosso organismo contra infecções, e rejeitam tudo o que é estranho, o órgão transplantado é visto pelo sistema imune como algo estranho não pertencente ao “seu organismo”.
Imunossupressor
Significado de imunossupressor Capaz de diminuir ou suprimir as reações imunitárias (p. ex., uso de ciclosporina, corticóides, radiações ionizantes); imunodepressor. Etimologia (origem da palavra imunossupressor). Medicamento ou tratamento.
Outro lado negativo dos imunossupressores é que seu uso contínuo tem efeitos colaterais hipertensão, toxidade renal, diarreia e diabetes, diminuindo os benefícios do transplante. Induzir a tolerância do corpo ao enxerto eliminaria a necessidade do uso contínuo desses medicamentos.
O tratamento imunossupressor é necessário para prevenir a rejeição de um órgão transplantado e também atua contra doenças inflamatórias, alvo principal da Dermatologia. Essa classe de drogas age inibindo a divisão celular, além de possuir propriedade antiinflamatória.
Entre os efeitos colaterais mais importantes do uso prolongado de prednisona, podemos citar:
MECANISMO DE AÇÃO Não se conhece o mecanismo exato de sua ação imunossupressora. A azatioprina antagoniza o metabolismo das purinas e pode inibir a síntese de DNA, RNA e proteínas, e também pode interferir no metabolismo celular e inibir a mitose.
Corticoides, como conhecemos, são uma classe de medicamentos de ação anti-inflamatória e imunossupressora - ou seja, usada para suprimir os mecanismos de defesa do corpo, um procedimento necessário para a realização de transplantes e enxertos, por exemplo.
1º – Os corticoides possuem ação anti-inflamatória, por isso podem atacar algumas células cancerosas que são estimuladas por processos inflamatórios. 2º – Outro efeito dos corticoides é o imunossupressor.
A Ciclosporina é um remédio imunossupressor que atua controlando o sistema de defesa do organismo, sendo utilizado para evitar a rejeição de órgãos transplantados ou para tratar algumas doenças autoimunes como síndrome nefrótica, por exemplo.
Durante as 6 primeiras semanas de tratamento, a dose recomendada é de 3 mg/kg/dia administrada por via oral dividida em duas ingestões. Se o efeito for insuficiente, a dose diária pode então ser aumentada gradativamente, conforme a tolerabilidade permitir, mas não deve exceder 5 mg/kg.
A ciclosporina é um fármaco imunossupressor, isto é, diminui a resposta imunitária celular. É útil quando o sistema imunitário apresenta um comportamento alterado (alergias e doenças imuno-mediadas). Nos cães, o seu uso é sobejamente conhecido no tratamento da Dermatite Atópica Canina (DAC), entre outras aplicações.