EQST

O Que Mtuo Oneroso?

O que é mútuo oneroso?

Quando o empréstimo de dinheiro é feito por uma instituição financeira, certamente, será na modalidade de mútuo oneroso, o qual implica na cobrança de juros (remuneração devida pela utilização de capital alheio) e também na exigência de garantia (real ou fidejussória) da devolução desse dinheiro, o que por sua vez ...

Como fazer um contrato para empréstimo de dinheiro?

Qualquer contrato de empréstimo pessoal deve conter os seguintes detalhes:

  1. Detalhes completos tanto do mutuário quanto do mutuante, como seus nomes e endereço.
  2. O valor total do empréstimo, tanto em números quanto em palavras.
  3. A taxa de correção da quantidade emprestada, se aplicável.

O que é contrato de empréstimo?

O contrato de empréstimo nada mais é do que o documento que oficializa uma operação de crédito. Nele, constam todas as partes necessárias para que se cumpra o combinado no momento da assinatura.

Como é um contrato de empréstimo?

O contrato de empréstimo de dinheiro é o documento por meio do qual uma pessoa (mutuante) empresta a outra (mutuário) uma determinada quantidade de dinheiro. O empréstimo poderá ser a título gratuito ou oneroso. Neste último caso, o mutuante (pessoa que empresta o dinheiro) cobrará juros em retribuição.

O que é o empréstimo de comodato?

Portanto, o comodato é um empréstimo de algo que não pode ser substituído por outro da mesma espécie e qualidade (exemplo: comodato de imóvel ou veículo). O comodato realiza-se com a tradição (entrega) do objeto. Comodante é a pessoa que empresta o objeto. Comodatário é a pessoa que recebe o objeto em comodato.

O que é uma cessão de uso?

I - Cessão de uso - contrato administrativo utilizado para destinar imóvel de propriedade da União de forma privativa, quando há a necessidade de manter o domínio do bem, e a atividade a ser desenvolvida for de interesse público ou social, ou de aproveitamento econômico de interesse nacional.

O que é a concessão especial de uso?

A concessão de uso especial para fins de moradia: Aplicação da função social da posse. A concessão de uso para fins de moradia é um dos instrumentos utilizados para realização da regularização fundiária, diferenciando-se por se aplicar a imóveis públicos, cujo domínio não pode ser adquirido por particular.

Quais as limitações do direito real de uso?

As limitações ao direito de propriedade são restrições ao seu exercício, porém não acarretam diminuição do patrimônio de quem é afetado por ela nem o enriquecimento de quem as aproveite. A lei limita o direito de propriedade de varias formas, como por exemplo os minerais do subsolo que são pertencentes a União.

Quais os objetos de constituição do direito real de uso?

O direito real de uso pode ter como objeto tanto as coisas móveis como imóveis. Se recair sobre móvel, diz a doutrina, não poderá ser fungível nem consumível.