Bens que, em razão de sua natureza e sob condições normais de utilização, têm duração superior a dois anos. Exemplos: mesas, máquinas, tapeçaria, equipamentos de laboratório, ferramentas, veículos, semoventes, dentre outros.
Papel auto-adesivo, material plástico, tipo contact, cor incolor, rolo com dimensões de 450 mm (largura) x 25 m (comprimento). Papel sulfite, tamanho A4 210 x 297mm, ultra branco, pacote com 500 folhas cada. Papel branco, alcalino, multiuso, que permita impressão frente e verso. Gramatura: 72 g/m2 a 78 g/m2.
São materiais que devem existir em estoque e para os quais são determinados critérios e parâmetros de ressuprimento automático. (VIANA, 2002). a) Quanto à aplicação: Materiais produtivos: matérias-primas, produtos em fabricação, produtos acabados, materiais em manutenção.
CFOP 5550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo. Classificam-se neste código os bens do ativo imobilizado transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa.
O material hospitalar descartável - também chamado de material de consumo hospitalar - são aqueles itens usados no dia a dia de atendimentos médicos que não podem ser reutilizados e precisam ter os estoques reabastecidos periodicamente.
Material médico pode se entendido como itens básicos para o atendimento aos pacientes: aventais descartáveis, toucas, luvas descartáveis, seringas, ataduras, campo operatório e muitos outros artigos.
GT/AIS - Grupo Técnico de Artigos e Insumos de Saúde Estes se destinam à prevenção, tratamento, reabilitação ou anticoncepção; e não utilizam meio farmacológico, imunológico ou metabólico para realizar sua principal função.
Maquinário, funcionários de fábrica (ou prestadores de serviço), recursos naturais e energéticos são alguns elementos classificados como insumos. As matérias-primas também são incluídas como insumo.
É tudo aquilo que é usado no processo de produção, agregando ou não ao que está sendo produzido. Podemos dizer que toda a matéria prima é um tipo de insumo. Equipamentos, máquinas ou ativos imobilizados também podem ser considerados insumos, desde que eles sejam utilizados pelo processo produtivo.
No conceito de insumos de serviços incluem-se apenas os serviços prestados por pessoa jurídica domiciliada no país, aplicados ou consumidos na prestação de serviço e na produção ou fabricação de bens destinados à venda. O momento de lançamento contábil dos créditos é no mês de aquisição.
As aquisições de bens utilizados como insumos geram direito a créditos de PIS e COFINS. ... As aquisições de mercadorias sujeitas a “alíquota zero” e “monofásicos” não dão direito a crédito. Contudo, deve-se observar que o momento de lançamento contábil dos créditos é no mês de aquisição.
Insumos:
As indústrias de bens de consumo têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. ... Indústrias de bens não duráveis – produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis.
Materiais auxiliares: Aqueles que sofrem o desgaste e função da produção de bens, que estão diretamente ligado ao processo produtivo mas não compõem o produto final. Além disso, temos também aqueles itens consumidos na prestação de serviços.