A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
As regiões do Brasil são, hoje, definidas pelo IBGE. O Brasil possui cinco regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, todas repletas de particularidades.
A Região Metropolitana de São Paulo é formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões:
O Estado de São Paulo é dividido em 645 municípios, organizados em 16 regiões administrativas. Sua dinâmica regional constituiu uma rede de cidades que compreende, nos estratos superiores de sua hierarquia, um conjunto de metrópoles e aglomerados urbanos que concentram 79% da população estadual (Seade - 2019).
O Estado de São Paulo subdivide-se em 645 municípios, distribuídos em 42 regiões de governo, 14 regiões administrativas e três regiões metropolitanas: de São Paulo, da Baixada Santista (que tem a conformação espacial da RA de Santos) e de Campinas (contida na RA do mesmo nome).
Um levantamento realizado pela Lello Condomínios, em janeiro, aponta que os condomínios mais caros da cidade de São Paulo estão presentes nos bairros Jardins e Moema, respectivamente nas regiões oeste e sul.
A Avenida mais famosa de São Paulo - Avenida Paulista
Rua famosa de São Paulo - Rua Augusta
Rua Augusta
As 10 ruas mais famosas do mundo
A Avenida Paulista é um dos logradouros mais importantes do município de São Paulo, a capital do estado homônimo. Está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste; e em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista.