EQST

O Que Malignidade Na Amostra Examinada?

O que é malignidade na amostra examinada?

Malignidade é a tendência de uma doença, especialmente tumores, de se tornarem progressivamente piores e potencialmente causar a morte. É caracterizada pelas propriedades de anaplasia, invasão e metástase.

Quando o resultado do exame vem ausência significa oq?

A ausência de células endocervicais no esfregaço indica que a junção escamo-colunar (JEC) não foi amostrada. O patologista (laboratório) deve classificar esta amostra como inadequada e o profissional de saúde deve sempre efetuar nova coleta.

O que é positivo para malignidade?

É a característica de uma lesão que a classifica como câncer, ou seja tem crescimento descontrolado e invade os tecidos próximos podendo também enviar células que se implantam em tecidos distantes.

O que é ausência de malignidade no material examinado?

O termo ausência de malignidade quer dizer que na amostra examinada não foram encontrados células ou outras características sugestivas de câncer.

O que é Nodulo categoria 4?

Categoria 4 – As lesões não possuem características morfológicas típicas de câncer, porém apresentam real probabilidade de serem malignas. O médico radiologista, baseado nas imagens, tem preocupação suficiente para sugerir biópsia (Figura 2). Categoria 5 – Lesões altamente sugestivas de malignidade.

O que significa categoria 4 na mamografia?

Categoria 4 – os resultados da mamografia indicam algumas lesões que podem ser câncer – as chances aumentam para 20 a 35%.

Qual o significado de mama adiposa?

Mamas predominantemente adiposas: a substituição é maior do que 50% da área da mama. Mamas predominantemente densas: a substituição adiposa é menor do que 50% da área da mama. Mamas predominantemente adiposas: a substituição é maior do que 50% da área da mama.

O que significa a palavra adiposo?

Composto por gordura; que contém gordura; diz-se do tecido formado por gordura; gorduroso: tecido adiposo.

O que significa calcificações de aspecto benigno?

As calcificações mamárias são depósitos de cálcio que ocorrem na mama devido a um processo degenerativo das células mamárias. Esse processo pode ocorrer em decorrência do seu próprio envelhecimento ou de alguma doença benigna ou maligna da mama.

O que são achados benignos na mamografia?

Significa que há algum achado com grande probabilidade de ser benigno, ou seja, de não se tornar um tumor. Em geral, a probabilidade é maior que 98%.