Gatorade é uma marca de bebida isotônica, constituída por água, sais minerais e maltodextrina, em concentração similar à dos fluidos naturais do corpo humano. ... A bebida é considerada um repositor hidroeletrolítico. A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal.
O consumo também não é indicado para quem tem diabetes (por conter sacarose), tem doenças renais (a menos que tenham indicação médica) e para gestantes, exceto quando há supervisão. Os isotônicos são recomendados após o exercício físico que durem mais de uma hora e que provoquem transpiração.
Na verdade, não é bem por aí. Um pequeno estudo publicado no Journal of American Heart Association sugere que as bebidas energéticas com cafeína podem elevar a pressão arterial e até mesmo alterar temporariamente o sistema elétrico do seu coração. Sim, energético faz mal à saúde, de acordo com essa pesquisa.
A cafeína anidra em cápsulas tem ação direta no cérebro e age bloqueando os efeitos da adenosina, uma substância que provoca cansaço e sono, e aumentando a liberação de neurotransmissores, como adrenalina, noradrenalina, dopamina, glutamato e serotonina, o que causa o seu efeito estimulante.