A área do triângulo geralmente é calculada através do produto da medida da base do triângulo pela sua altura, e dividido por 2.
Hipotenusa: é o lado oposto ao ângulo reto, sendo considerado o maior lado do triângulo retângulo.
Ou seja, em um triângulo retângulo com lados a, b, c e ângulo reto (90º) entre os lados a e b, pode se equacionar: c² = a² + b²
Teorema de Pitágoras
Conta a lenda que foi numa dessas viagens ao Egito que o grego formulou uma de suas teorias mais famosas e influentes: o teorema de Pitágoras. No Egito ele teria se impressionado com as pirâmides e começado a estudar a estrutura dos triângulos retângulos, o que levou à formulação de seu teorema.
O Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais aplicados na matemática, principalmente em problemas da Geometria e Trigonometria. O teorema serve, sobretudo, para relacionar os lados de um triângulo retângulo – figura geométrica plana composta por um ângulo reto (90°) e outros dois ângulos agudos (menores que 90°).
Iremos provar o teorema de Pitágoras: Declaração: Num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados. Isto é, se a e b são os catetos, e c é a hipotenusa então a 2 + b 2 = c 2 .
Através do teorema de Pitágoras (onde a hipotenusa que é a raiz quadrada da soma do quadrado dos catetos ) é possível calcular caminhos para se atravessar de um lado para o outro do rio, indo uma parte por terra e outra pela água, de maneira mais econômica possível, para levar esta energia elétrica .
Certifique-se de que haja um ângulo reto (90°) no triângulo. A presença desse ângulo em qualquer triângulo o torna um triângulo retângulo. Se os dois lados que criam o ângulo reto forem iguais, os outros ângulos são de 45° e a figura é um triângulo retângulo isósceles.
Triângulo é uma figura geométrica formada por três retas que se encontram duas a duas e não passam pelo mesmo ponto, formando três lados e três ângulos. Para fazer o cálculo do perímetro de um triângulo basta fazer a soma da medida de todos os lados, a soma dos ângulos internos é sempre 180º.
Não é necessário fazer as três somas para verificar a possibilidade de um triângulo existir. Basta fazer a soma entre os dois lados menores. Se a soma entre eles for maior que o terceiro lado, então, a soma entre qualquer um deles e o terceiro lado (que é o maior) terá o mesmo resultado.
A projeção ortogonal de um segmento de reta AB sobre uma reta r é um segmento de reta obtido pela projeção ortogonal de todos os pontos desse segmento de reta sobre a reta r. BC é a hipotenusa de medida a. AC é o cateto de medida b. AB é o cateto de medida c.
Nesta representação abaixo de um triângulo retângulo temos que h é chamado de altura relativa à hipotenusa ou simplesmente a distancia da hipotenusa ao vértice formado pelos catetos; m e n são as projeções dos catetos, isto é, a altura h divide a hipotenusa em duas partes, m e n.
1. ELEMENTOS DE UM TRIÂNGULO RETÂNGULO