As glândulas mamárias são especializadas na produção de leite e estão presentes em todos os mamíferos, em ambos os sexos.
Método: Os pacientes foram classificados em 4 grupos: grupo I - mamas com volume e com consistência; grupo II - mamas com volume, mas sem consistência; grupo III - mamas com pouco volume, mas com alguma consistência; e grupo IV - mamas totalmente sem volume e sem consistência.
ÚLTIMA REVISÃO: NOVEMBRO DE 2008. As mamas são basicamente constituídas por três tipos de tecidos: o glandular, o fibroso e o gorduroso.
Tipos de mamilos Os mamilos também apresentam suas particularidades e podem ser classificados, basicamente, em: Normais: quando os mamilos são proeminentes. Planos: quando os mamilos não ficam nem “para dentro”, nem “para fora”. Invertidos: quando são voltados “para dentro”.
Tem mais depois da publicidade ;) A mama é formada por tecido epitelial glandular, tecido conjuntivo e tecido adiposo. O tecido glandular é formado por 15 a 20 lobos, constituído por um conjunto de lóbulos, que por sua vez é um conjunto de ácinos.
A principal diferença entre o cisto e o nódulo mamário está no fato de o cisto ser oco, ou melhor, preenchido por líquido. Mesmo com todas as outras características similares, como forma e tamanho, seu interior é oco e pode ser preenchido parcialmente por algum líquido, como sangue e outros fluidos.
Fibrose estromal é o desenvolvimento de tecido fibroso (parecido com uma cicatriz) nas células estromais que constituem uma parte importante do tecido conjuntivo. Em geral, a fibrose ocorre em resposta a uma inflamação.
Fibrose nas mamas? A fibrose nas mamas no pós-operatório de mamoplastia e mastopexia é mais rara, mas pode ocorrer durante o processo de cicatrização. Isso ocorre por decorrência de gordura necrótica e restos celulares na região onde foi realizado o procedimento cirúrgico.
A adenose esclerosante é uma situação benigna em que cresce tecido extra nos lóbulos mamários. Pode causar dores recorrentes, ou resultar num nódulo pequeno e firme na mama. O seu médico pode encaminhá-la para um especialista para fazer uma mamografia ou uma ecografia mamária.
Fibroadenomas da mama são nódulos não cancerosos pequenos, lisos, sólidos e arredondados formados por tecido fibroso e glandular. (Consulte também Considerações gerais sobre distúrbios de mama e Nódulos na mama.) Os fibroadenomas da mama costumam aparecer em mulheres jovens, inclusive adolescentes.