A fosfatase alcalina óssea é marcador da atividade osteoblástica e o surgimento desta isoenzima coincide com a formação óssea(9). Além do mais, a detecção da fosfatase alcalina óssea pode indicar a presença de tecido ósseo derivado de condições patológicas malignas(21).
O exame da fosfatase alcalina deve ser feito quando estão presentes sinais e sintomas de distúrbios do fígado como aumento do abdômen, dor no lado direito do abdômen, icterícia, urina escura, fezes claras e coceira generalizada.
O que é fosfatase alcalina alta em cães? A fosfatase alcalina alta em cães pode estar associada a múltiplos transtornos, tais como: Problemas hepatobiliares (colangiohepatite, hepatite crônica, cirrose, ruptura da vesícula biliar, pancreatite, etc.). Problemas musculoesqueléticos (osteossarcoma, osteomielite, etc.).
Como ajudar um cão obcecado por comida
Em cães, ALT e AST são consideradas enzimas de “vazamento”, o citoplasma dos heptócitos são ricos em ALT e o AST é encontrado em maior quantidade dentro das mitocôndrias. Assim o aumento da ALT é diretamente proporcional ao número de hepatócitos com a permeabilidade de membrana alterada.
A azotemia e uremia pré-renal pode ser resultado de um distúrbio que tenha diminuído a perfusão renal. Como resposta, o organismo aumenta a produção de ureia e creatinina. Já o acometimento renal é causado por insuficiência do órgão e ocorre quando 75% dos néfrons se tornam não funcionais.
Causas da insuficiência renal “Essa condição pode ter origem genética, estar relacionada à idade do pet ou ter começado em decorrência de outras doenças”, explica a Dra. Carolina. Entre as principais causas da insuficiência renal crônica, podemos citar: Idade avançada (degeneração);
Embora o tratamento raramente melhore as funções renais dos cães afetados, pode aliviar os sintomas e trazer um maior conforto para o animal. Cães afetados pela enfermidade têm uma expectativa de vida que pode variar de meses a alguns anos, dependendo dos fatores causais e de como estes fatores são tratados.
Elevações nos níveis sanguíneos de ureia são um sinal de mau funcionamento dos rins. Geralmente dosamos ambas as substâncias para avaliar a função dos rins, mas a creatinina é mais específica e confiável.