Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (também chamado de sanfona).
As roupas utilizadas no xaxado são baseadas nas vestimentas características dos cangaceiros, ou seja, em tons de cáqui e marrom, com camisas de manga longa e calças cumpridas feitas com tecido grosso e couro, que eram utilizadas para a proteção contra os espinhos da caatinga, além do chapéu e das alpercatas.
A quadrilha junina é, todavia, a dança típica da festa. Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Uma coreografia chamada de casamento caipira é feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Outro ícone da cultura do nordeste é o vestuário tradicional das baianas. Essa roupa é vista entre as vendedoras de acarajés e também nos terreiros de candomblé. Essas roupas apresentam bordados, detalhes coloridos, saias sem roda ou saias de brocado, batas, ojás na cabeça e fio-de-contas como acessórios.
As 6 principais festas populares do Nordeste
As mulheres usam muitos colares, estampas e sandálias rasteiras. As roupas típícas do Carimbó, dança popular da região norte, também fazem parte do figurino tradicional, com saias coloridas e franzidas, produzidas em cetim ou seda. As rendas e as bijuterias feitas de sementes também são bastante populares.
Conheça 6 tradicionais festas de São João no Nordeste
carnaval
duas maiores festas populares são: o Círio de Nazaré, em Belém (PA) e o Festival de Parintins (a mais conhecida festa do boi-bumbá do país), na cidade de Parintins (AM). Outros elementos culturais da região Norte são o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a Festa do Divino.
As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas.
Cultura da Região Sul: festas, danças e muito mais
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
A Região Norte do território brasileiro é formada pelos seguintes Estados: Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, e Rondônia. Sua extensão territorial é de 3.
Os números são da Síntese de Indicadores Sociais 2020 (SIS), divulgada nesta quinta pelo IBGE, com dados relativos a 2019. No Recife, cerca de 115 mil pessoas, ou 7% da população da capital, vivem abaixo da linha de extrema pobreza.