Que se entalhou, que foi alvo de marca ou de entalhe; entalhado. Aquilo que se exarou; que foi lavrado ou talhado. Etimologia (origem da palavra exarado). Particípio de exarar, do latim exarare "lavrar, escrever".
verbo transitivo direto Abrir, gravar, entalhar; desenvolver sinal, letreiro ou inscrição em pedra, mármore, bronze: exarou um poema em pedra. [Figurado] Escrever ou lavrar; registrar alguma coisa por escrito: o juiz exarou sentença favorável à ré. Etimologia (origem da palavra exarar).
Significado de Lavrado Que se firmou; acordado, firmado: escritura lavrada em cartório. Escrito ou transcrito para o papel: discurso lavrado em documento.
1. Lavrar (a terra) com arado ou charrua. 2. [Figurado] Ferir, cortar.
A aração é o ato de descompactar e preparar o terreno para que as sementes cresçam com raízes mais fortes. Quando a terra é revolvida, ela fica mais fofa e permeável, beneficiando a troca de nutrientes presentes nos adubos, ajudando na proliferação das minhocas e na retirada de raízes mortas e ervas daninhas.
A terra subjacente deve ser tratada com subsolador, que solta a terra mas não a vira. Devemos cuidar que o subsolador ande ao menos 7 cm e ao máximo 16 cm mais fundo que o arado. Em terras muito decaídas a resistência encontrada pelo subsolador é grande. Diminuímos então a profundidade do seu trabalho.
A gradagem tem o objetivo de romper blocos de terra e nivelar o terreno. ... A aração de um solo argiloso (grade aradora pesada) requer mais potência do que a aração de um solo de textura arenosa ou média.
O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem ou subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses.
PREPARO PERIÓDICO DO SOLO Objetivo: Oferecer ambiente adequado para o crescimento e desenvolvimento das plantas, permitindo produção econômica e evitando a degradação do solo.
Na classificação da capacidade de uso das terras, há maior interesse em considerar grupos de características e de propriedades do que considerá-las isoladamente. Isso porque cada classe de terra é distinguida das demais por grande número de características e propriedades, que podem influir em importantes deduções.
O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.
A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam.
O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, não são todos os solos que auxiliam na reprodução de plantas.