O Que Foi A Noite Feliz?

O que foi a Noite Feliz

A história de Noite Feliz, música de origem austríaca tombada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2011, está diretamente ligada ao Natal.

O contexto local não impediu que a canção se tornasse um sucesso em todo mundo. Primeiro a música se espalhou em um manuscrito na região dos autores. Depois, o construtor de órgão Carl Mauracher a levou para Zillertal, um vale em Tirol, onde era cantada por corais. Dali, se alastrou pela Alemanha, Europa e Estados Unidos.

Onda pós-'Despacito' está mais para elevação do mar que tsunami

Saiba quais serão os desafios para seu signo em 2024, de acordo com a astrologia

Em 24 de dezembro de 1818, o padre austríaco Joseph Mohr pediu ao amigo organista Franz Xaver Gruber que compusesse a melodia para um poema escrito por ele dois anos antes. Nascia assim Stille Nacht, heilige Nacht, uma das mais famosas canções natalinas, traduzida para mais de 300 idiomas e conhecida em português como Noite Feliz.

A canção foi tocada pela primeira vez na história na véspera de Natal do mesmo ano, durante a Missa do Galo da igreja de São Nicolau, na cidade de Oberndorf bei Salzburg, a apenas 20 km de distância de Salzburgo, na Áustria.

Você não tem notificações no momento

Você não tem notificações no momento

O regime de Hitler tinha um problema óbvio com Natal: Jesus era judeu. E o antissemitismo estava no centro da existência da ditadura nazista. Por isso, sua equipe tentou remover todo o contexto religioso da celebração. Isso incluía reescrever canções natalinas sem referências a Deus, Cristo ou fé.

Alexandre Pires se trancou por mais de uma hora em cabine de navio durante operação da PF

Convide seus amigos para ler este conteúdo

Naquele mesmo ano, Salzburgo perdeu sua independência e foi incorporada à Áustria. "As palavras deste cântico foram escritas nestas circunstâncias. Elas expressam uma ânsia por redenção e paz", explica à BBC News Brasil Peter Husty, curador da exposição Silent Night 200 - The Story. The Message. The Present ("Noite Feliz 200 - A História. A Mensagem. O Presente", em tradução livre), no Museu de Salzburgo.

O contexto local não impediu que a canção se tornasse um sucesso em todo mundo. Primeiro a música se espalhou em um manuscrito na região dos autores. Depois, o construtor de órgão Carl Mauracher a levou para Zillertal, um vale em Tirol, onde era cantada por corais. Dali, se alastrou pela Alemanha, Europa e Estados Unidos.

Mas não foi só na política que a música ganhou releituras. A canção também ganhou versões de grandes artistas, como Sinead O’Connor, Elvis Presley, Etta James e Kelly Clarkson, tendo sido regravada em mais de 300 idiomas.

Configuração de notificações

Configuração de notificações

Para Husty, Stille Nacht transcende a religião. "Ela conta a história do nascimento de Jesus. Então é um cântico religioso ao mesmo tempo em que é para a paz no mundo."

Leia Mais: Músicas para confraternização: um guia completo para animar seu evento.

Saiba o que estão achando de seus comentários

No francês, entretanto, o título foi adaptado de forma mais parecida com o português: Douce Nuit, ou Doce Noite. A versão brasileira foi composta em 1912, por Pedro Sinzig.

A colaboração resultou na criação de Stille Nacht, Heilige Nacht, composição que se tornou uma das mais célebres músicas de Natal do mundo.

"O Cristianismo levou essa música para o mundo com missionários (protestantes e católicos). Ela virou acessível em muitas línguas e dialetos, tonando-se global", afirma Thomas Hochradner, chefe do Departamento de Musicologia da Universidade Mozarteum, na Áustria, e idealizador da exposição Silent Night 200.

Editar playlist

Em 24 de dezembro de 1818, o padre austríaco Joseph Mohr pediu ao amigo organista Franz Xaver Gruber que compusesse a melodia para um poema escrito por ele dois anos antes. Nascia assim Stille Nacht, heilige Nacht, uma das mais famosas canções natalinas, traduzida para mais de 300 idiomas e conhecida em português como Noite Feliz.

Essa época festiva é marcada por músicas especiais que se tornaram verdadeiros hinos para famílias do mundo inteiro, e Noite Feliz é, provavelmente, a mais conhecida de todas elas.

3 dicas para não viver seu casamento apenas pensando no futuro

Para começar, o próprio título da canção teve mudanças. Stille Nacht, Heilige Nacht significa noite silenciosa, noite sagrada, e não necessariamente noite feliz”. Em outras línguas, o significado foi mantido, como no inglês, Silent Night, ou noite silenciosa.

Segundo Husty, geralmente as traduções buscam manter o sentido central da canção: o Natal como festa da redenção e sinal de paz. Mas nem sempre é o caso, como prova a Weihnachtsringsendung, a versão nazista do cântico.

"O Cristianismo levou essa música para o mundo com missionários (protestantes e católicos). Ela virou acessível em muitas línguas e dialetos, tonando-se global", afirma Thomas Hochradner, chefe do Departamento de Musicologia da Universidade Mozarteum, na Áustria, e idealizador da exposição Silent Night 200.

LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

A exibição traz informações detalhadas sobre a canção - como o fato de que ela é cantada por 2 bilhões de pessoas no mundo -, além de objetos que ilustram o estilo de vida no tempo da composição, autógrafos de Mohr e Gruber, e o piano usado para tocar a música.

Uma primeira característica da melodia de Gruber é o salto para o agudo da terceira frase (do “-liz”, de “feliz”, para o “o”, de “o Senhor”); uma outra é o fato de o final do verso “pobrezinho, nasceu em Belém” ter exatamente as notas iniciais de “noite feliz” (sol-lá-sol-mi).

O verso “pobrezinho nasceu em Belém”, por exemplo, não existe na versão original. Foi uma tentativa de manter a mensagem da composição original, considerando o ritmo típico da língua portuguesa.

Em que país foi criada a música Noite Feliz?

No Natal de 1818, na pequena cidade de Oberndorf, na Áustria —perto de Salzburgo, onde Mozart havia nascido 62 anos antes—, a melodia criada por Franz Xaver Gruber foi cantada pela primeira vez, na igreja de São Nicolau.

Qual a música mais cantada no Natal?

Top 5 músicas mais tocadas no mundo:
  • All I Want For Christmas Is You - Mariah Carey.
  • Last Christmas - Wham!
  • It's Beginning To Look a Lot Like Christmas - Michael Bublé.
  • Santa Tell Me - Ariana Grande.
  • Let it Snow! - Dean Martin.
28 de dez. de 2020

Quais músicas de Natal?

Músicas clássicas de Natal
  • Jingle Bell Rock. ...
  • Santa Claus Is Coming To Town. ...
  • Feliz Navidad — José Feliciano. ...
  • Stille Nacht. ...
  • Vem Chegando o Natal — Aline Barros. ...
  • Natal Todo Dia — Roupa Nova. ...
  • Bate o Sino. ...
  • Feliz Natal Papai Noel — Martinho da Vila.
Mais itens...•22 de dez. de 2020

Quais as melhores músicas de Natal?

Confira a lista com dez músicas de Natal
  1. Noite Feliz. A canção original foi produzida em 1818, na Áustria. ...
  2. All I Want For Christmas Is You. ...
  3. Jingle Bell. ...
  4. Bate o sino. ...
  5. Então é Natal. ...
  6. Silent Night. ...
  7. Santa Claus is Coming to Town. ...
  8. Someday At Christmas.
Mais itens...•24 de dez. de 2019

Qual o nome da música de Natal?

Jingle Bell O clássico, gravado em 1957, não pode faltar nas playlists de Natal. Ao longo dos anos, a canção recebeu várias versões diferentes de diversos artistas, como do cantor Frank Sinatra.

O que significa música de Natal?

Música de Natal compreende a uma variedade de músicas de diversos gêneros normalmente lançadas e escutadas próximos à época do Natal.

Quem criou a música de Natal?

A origem das músicas de natal O registro mais antigo de uma música natalina é da canção Iesus Refulsit Omnium, (Jesus, luz de todas as nações), do século IV. A autoria e a escrita da música foram atribuídas ao Santo Hilário de Poitiers, um dos Doutores da Igreja.