Que tende a causar rixas, brigas; briguento, brigão, rixento. Que se envolve em disputa ou gosta de apostar por rivalidade. Etimologia (origem da palavra rixoso).
Significado de Insensato Que parece não estar em seu juízo perfeito; louco. substantivo masculino Sujeito que não possui sensatez: o insensato dirigia muito mal. Etimologia (origem da palavra insensato). Do latim insensatus.a.um.
Olhar antes de atravessar a rua. Usar capacete para atividades como construção, andar de moto. Bom senso geralmente está interligado a "prevenção" contra algum mal. Outro exemplo: é de bom senso que você não desrespeite seu chefe, ou professor, você pode ser expulso, ou perder o emprego.
Dicas Para Desenvolver o Bom Senso e Torná-lo Parte da Sua Consciência
Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas.
A falta de bom senso não implica necessariamente loucura. Sem dúvida, é considerado louco [psicótico] aquele que perdeu a razão e/ou o bom senso. Porém, ninguém é louco 24 horas, ou seja, embora seja uma doença mental grave, o psicótico alucina ou delira, mas não initerruptamente.
até hoje: bom senso, sem hífen. Foi assim que se manteve com a reforma de 1945, assim prevaleceu depois do Acordo Ortográfico de 1990.
A forma correta é senso. Neste contexto, significa «capacidade, sentido ou perceção». Censo significa «recenseamento».
Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente, segundo o site Significados. Segundo o dicionário Aurélio, é a capacidade de analisar, discutir, refletir ou buscar informações antes de tomar uma decisão ou tirar uma conclusão.
Crítica é uma expressão que provém do grego kritikē (κριτική), que significa "a arte de julgar" (Japiassu & Marcondes, 1990). Na filosofia, crítica tem o significado de análise.
Crítica vem do grego KRITIKOS, do verbo KRINEIN, separar, distinguir, decidir etc. Criticar é separar, decidir, julgar etc.
Não há, na verdade, uma «chave» para um texto que se quer «crítico». O que se pretende, no caso de uma análise crítica, é uma abordagem a um tema, onde se apresente um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas. Deve procurar-se explorar todas as questões e ideias principais levantadas pelo objecto da análise.