A densidade calórica é a quantidade de energia metabolicamente disponível por unidade de volume de alimento. Ou seja, a densidade calórica é a relação entre as calorias que o alimento fornece sobre o volume do mesmo.
A água apresenta um grande impacto na densidade energética, visto que acrescenta peso sem acrescentar calorias. Assim como a água, as fibras também diminuem a densidade energética dos alimentos, por não fornecerem calorias, uma vez que não são digeridas pelas enzimas presentes no trato digestório humano.
É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
Densidade das soluções
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma: A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (sólido, líquido ou gasoso).
A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL.
Densidade ou massa específica é a relação entre a massa (m) de uma substância e o volume (V) ocupado por essa massa. Esta variação, no estado sólido, é uma propriedade periódica. Na tabela periódica, os valores de densidades aumentam nas famílias de cima para baixo e, nos períodos, das extremidades para o centro.
densidade = massa (g) ou d = m O volume varia de elemento para elemento, pois cada átomo tem um raio atômico e, consequentemente, um tamanho diferente, e também os seus átomos se arranjam de formas distintas nas substâncias simples.
ósmio
Sempre abrir. O volume atômico e a densidade são duas propriedades periódicas que possuem variações facilmente relacionáveis na Tabela Periódica: no volume a variação se dá de cima para baixo e do centro para as laterais, na densidade a variação se dá de cima para baixo e das laterais para o centro.
Na temperatura de 0 ºC a densidade é de 0.
A regra é a seguinte: Nos períodos: a densidade dos elementos tende a crescer sempre das extremidades para o centro, ou seja, quanto mais localizado na região central da Tabela, mais denso tende a ser o elemento avaliado.
Resposta. O cobre. Porque ele possui uma maior quantidade de matéria concentrada num espaço menor que o do alumínio.
Mercúrio
Ósmio
adjetivo De estrutura compacta, espessa; grosso, espesso. Cuja massa é superior em comparação ao volume: metal denso. De espessura larga: tecido denso. Que se apresenta firmemente unido; muito compacto: madeira densa.
Adj. que tem muita massa em relação ao volume; espesso;compacto;cerrado;;carregado. Exemplo de uso da palavra Denso: É um filme denso.
Irídio
aerogel
Cientistas confirmam existência do ununséptio, metal mais pesado já descoberto.