As 5 empresas mais sustentáveis do Brasil
O conceito de empresa sustentável está baseado em três pilares: econômico, ambiental e social. Esse termo é definido como sendo um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente e com atitudes éticas.
Desde 2007, pioneira no desenvolvimento sustentável, a Natura é 100% carbono neutro. Todas as emissões de carbono relacionadas com a fabricação, o transporte ou com o armazenamento dos nossos produtos são rigorosamente controladas em todos os países onde a Natura actua.
A ideia da Natura é manter a floresta em pé e gerar renda para a comunidade a partir do fruto da árvore. Com a matéria-prima renovável, acredita a Natura, todos saem ganhando. “Inovação é isto: buscar novos ingredientes, maneiras de produzir e lançamentos disruptivos”, acredita Lima.
A Natura tem como objetivo consolidar-se como referência na qualidade de processos e produtos na indústria cosmética e de alimentos e alcançar "classe mundial" na qualidade de processos, produtos e serviços, de modo a construir uma marca de excelência reconhecida por todos os seus públicos.
Ações voltadas às áreas de saúde, assistência social, cultura, fomento à educação e à moradia, dentre outros, são exemplos de responsabilidade social. Estas podem ser voltadas tanto para o público interno, quanto para o externo, bem como para a comunidade na qual a empresa está inserida.
As organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam suas posturas, comportamentos e condutas atuais e, dessa forma, se estruturam para colocar em prática atitudes que promovam o bem-estar dos envolvidos. Dentre essas ações, estão aquelas voltadas para o benefício da sociedade e também do meio ambiente.