Resposta. A molécula de água (H-O-H) apresenta dois hidrogênios ligados ao oxigênio. Assim, cada molécula faz duas ligações de hidrogênio, que são ligações inter-moleculares (entre moléculas) que mantêm as moléculas de água fortemente unidas. ... Isso explica o alto calor latente de evaporação da água.
Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
O calor latente, também chamado de calor de transformação, é uma grandeza física que designa a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo enquanto seu estado físico se modifica. ... Quando ele começa a mudar de estado físico (sólido para o líquido), a temperatura da água permanece a mesma nos dois estados.
Permite que a água guarde grande porção de energia térmica antes de evaporar, caso o calor latente fosse menor, a água evaporaria muito mais rápido e acabaria com rapidez. A água é indispensável para todas as formas de vida.
Graças ao alto calor específico e ao vapor da água, o planeta consegue estabilidade. Além disso, o líquido também ajuda a controlar a temperatura do nosso corpo. Portanto, quando uma pessoa se exercita, é liberada água, em forma de suor. ... E, como a água tem calor específico elevado, ao jogar água fora, joga calor fora.
Isso explica o papel termorregulador da água por meio da transpiração que mantém a temperatura em valores compatíveis com a manutenção da vida das diferentes espécies. ... ALTA TENSÃO SUPERFICIAL: as moléculas de água estão bastante coesas graças a ação das pontes de Hidrogênio.
Resposta: Pode absorver as grandes quantidades de calor que impendido interferências no metabolismo, graças as pontes de hidrogênio que mantém as moléculas unidas, pois a água tem uma das principais funções no organismo, que é a manutenção da temperatura.
Resposta. A água tem a capacidade de absorver e conservar calor. É essa propriedade da água que torna a sudorese (eliminação do suor) um mecanismo importante na manutenção da temperatura corporal de alguns animais. Quando o dia está muito quente, suamos mais.
Nos mamíferos e aves, animais homeotérmicos (de sangue quente), a temperatura corporal mantém-se relativamente constante, apesar de amplas variações na temperatura ambiente, isso ocorre devido a água que atua como isolante térmico, mantendo a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no ...
A regulação da temperatura do corpo também é conseguida pela água. Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir o suor, que é eliminado para fora do corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura.
Resposta: A regulação da temperatura corpórea pela água é fundamental para o funcionamento adequado do organismo. ... Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C.
Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais.
Uma delas é usar antiperspirantes tópicos. Não são desodorantes típicos. Enquanto os desodorantes mascaram o odor do suor, os antitranspirantes desligam temporariamente as glândulas sudoríparas para que você sinta menos suor fisicamente. Outra alternativa é fazer injeções de Botox na região da virilha.
Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo. Esse é o caso da urina, que é formada basicamente por água e substâncias tóxicas ou em excesso dissolvidas. Destaca-se também o papel da água na regulação da temperatura do corpo.
pq a água q está circulando no ar (em forma de vapor - umidade do ar), qndo entra em contato com o copo gelado se condensa e volta ao seu estado líquido. Esse efeito é o mesmo q acontece em dias frios com as janelas da casa e do carro.
Já com o exemplo do copo com água, ao colocar um copo com água gelada sobre uma mesa, as gotículas de água que estão no ar em forma de vapor perdem calor ao se chocarem com a superfície do copo, que está com uma temperatura mais baixa, e passam para o estado líquido.
Porque a bala tem mentol, um composto químico que excita os receptores nervosos de temperatura da boca. ... Ou seja, quando o ar ou a água entram na boca cheia de mentol, o cérebro recebe impulsos nervosos de frio, causando uma ilusória sensação de refrescância.
A água num copo de alumínio parece que está mais fria, no entanto, isso é mentira. Na verdade, esses recipientes têm a desvantagem de a bebida “esquentar” mais depressa, ou seja, o copo perde calor para a água. É por isso que o copo fica mais frio, mas a bebida fica mais quente.
A caneca de alumínio esfria mais rápido, pois a transferência de calor do líquido para a caneca faz com que ocorra um reação de liberação de calor mais rápido que a porcelana.
O que andam falando sobre o copo de alumínio Muitos sites e fóruns afirmam que o alumínio é tóxico, e segundo essas fontes, isso se manifesta em sintomas de intoxicação leve . Eles causam a diminuição da capacidade intelectual, esquecimento fácil, dificuldade de concentração e perda de massa óssea.
Resposta. Resposta: Quando ambas são postas na água morna, a mão direita (que estava na água fria) recebe calor, por estar numa temperatura mais baixa, e a esquerda (que estava na água quente) cede calor, por estar numa temperatura mais alta que a da água morna.