No primeiro mês após a conclusão do curso, começa o pagamento do saldo devedor do FIES. Se você estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), o FIES desconta o pagamento direto na fonte. Isto é, diretamente no seu salário, antes dele cair na sua conta bancária.
Essa suspensão pode durar até 4 semestres (2 anos) consecutivos e você não receberá nenhuma cobrança a mais. Se sua situação é diferente e o cancelamento for a melhor opção, você pode usar a suspensão para se organizar financeiramente (começar a pagar o saldo devedor) e, após o período, cancelar o FIES.
Para fazer a suspensão pelo App, o estudante deve acessar a conta (efetuar login), clicar no menu, selecionar “Solução de Dívidas” e, na sequência, “Suspensão FIES”. A suspensão será efetivada de forma simples, sem assinatura de termo aditivo e sem necessidade da presença de fiador.
Por quanto tempo é possível suspender o Fies A utilização do financiamento poderá ser suspensa temporariamente por até quatro semestres consecutivos, por intermédio de solicitação do estudante e, a seguir, validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) do local de oferta de curso.
Simples, basta consultar o saldo devedor do FIES na Caixa. Ele se refere às parcelas devedoras do financiamento, considerando os juros do FIES. Todo o valor devido, ou seja, aquilo que foi pago pelo Governo enquanto você estudava, compõe o saldo devedor.
Se você estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), o FIES desconta o pagamento direto na fonte. Isto é, diretamente no seu salário, antes dele cair na sua conta bancária. O valor da parcela do FIES é restrito a, no máximo, 10% da sua renda mensal.
O que é o FIES A dívida só começa a ser quitada depois da conclusão do curso, em um prazo bastante estendido e com taxas de juros abaixo do mercado.