Um nódulo na mama (massa) é um espessamento ou uma saliência cuja textura é diferente do tecido mamário ao redor. Um nódulo pode ser descoberto em uma mama por acaso, durante um autoexame do seio ou durante um exame físico de rotina por um médico.
Método: Os pacientes foram classificados em 4 grupos: grupo I - mamas com volume e com consistência; grupo II - mamas com volume, mas sem consistência; grupo III - mamas com pouco volume, mas com alguma consistência; e grupo IV - mamas totalmente sem volume e sem consistência.
Critérios de bom posicionamento mamográfico A incidência MLO privilegia os quadrantes laterais, onde ocorrem a maioria dos cânceres de mama e tem como "ponto cego"os quadrantes mediais. Dessa maneira, a incidência craniocaudal privilegia os quadrantes mediais.
Foi desenvolvida no fim da década de 70 como opção à mastectomia (retirada total da mama). Naquela época, retirava-se o quadrante da mama aonde o tumor estivesse localizado e, por isso, também é conhecida como quadrantectomia.
A mama feminina é composta principalmente de lóbulos (glândulas produtoras de leite), ductos (tubos pequenos que carregam o leite dos lóbulos ao mamilo) e estroma (tecido gorduroso e tecido conjuntivo que circunda os ductos e lóbulos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos).
Fibrose estromal é o desenvolvimento de tecido fibroso (parecido com uma cicatriz) nas células estromais que constituem uma parte importante do tecido conjuntivo. Em geral, a fibrose ocorre em resposta a uma inflamação. Na mama, essa condição é facilmente identificada através da biópsia.
Fibrose nas mamas? A fibrose nas mamas no pós-operatório de mamoplastia e mastopexia é mais rara, mas pode ocorrer durante o processo de cicatrização. Isso ocorre por decorrência de gordura necrótica e restos celulares na região onde foi realizado o procedimento cirúrgico.
Tratamentos estéticos, como ultrassom estético, carboxiterapia, drenagem linfática e endermoterapia podem ajudar na redução dessa fibrose, principalmente quando ela for recente, ou seja, tiver menos de um mês.
Terapia manual trata fibroses recentes e antigas A boa notícia é que, seja em qualquer fase ou idade, a fibrose tem tratamento efetivo com uma solução que não envolve nenhum tipo de aparelho estético: a terapia manual, que atualmente é considerada o Padrão Ouro para tratamento de fibroses.
Conheça algumas das orientações médicas mais comuns para evitar a fibrose:
Quando ocorre após um procedimento de lipoaspiração, o tratamento de fibrose pós cirurgia plástica pode ser realizado com drenagem linfática para retirar o líquido retido na região. O líquido acumulado acaba favorecendo a formação de cicatrizes.
No pós-operatório, podem ocorrer edemas e manchas na pele, chamadas equimoses (extravasamento de sangue na região logo abaixo da pele). Por este motivo, os médicos orientam realizar drenagem linfática e aplicar ultrassom a partir de sete dias, para regredir mais rapidamente o inchaço e o endurecimento dessas áreas*.
A equimose e o inchaço após a lipoaspiração ocorrem devido ao trauma nos tecidos em que a cirurgia foi realizada. Os roxos vão resolvendo-se gradativamente, passando da cor roxa para o amarelo e então desaparecendo completamente, em torno de 2 a 3 semanas após o procedimento.
A intensidade do inchaço e o tempo que ele demora para passar pode variar muito de uma pessoa para outra e de acordo com a forma como ele foi tratado. No caso da lipo, pode durar um pouco mais que os outros. Geralmente, o inchaço desaparece entre 4 a 6 semanas, podendo perdurar ainda por cerca de 6 a 8 meses.
Exercícios que movimentam o abdome são liberados após 60 dias. Exercícios depois de 30 dias. Esportes de contato e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, dois meses.
Em média, o uso da cinta modeladora deve ser feito por no mínimo 30 dias depois da cirurgia, mas esse tempo pode variar de acordo com a indicação do seu médico.
O prazo para voltar a malhar após se submeter a uma cirurgia plástica varia de um a três meses. Por exemplo, as cirurgias de face, pálpebras, nariz, otoplastia (orelha de abano) são liberadas após quatro semanas.
Quais exercícios são recomentados para favorecer o resultado da abdominoplastia? A princípio, é aconselhada a realização de exercícios de alongamento da região abdominal, o que ajuda a eliminar a tensão habitual do pós-operatório. Aulas de yoga e pilates são aconselhadas para aumentar a elasticidade muscular.
Musculação dos membros inferiores, só um mês depois da cirurgia, já que geralmente eles exigem apoios que podem comprometer a cicatrização. Exercitar os braços, só após 40 dias, e unicamente para os bíceps e tríceps - peitoral, ombros e costas devem ser poupados até 60 dias depois do procedimento.
Portanto, para não prolongar este período, "é necessário evitar o uso de roupas justas e sintéticas, que costumam ficar muito coladas ao piercing. E também é aconselhável dar uma pausa, de uma semana, nos exercícios físicos, logo após a colocação do acessório", informa Maria.