Max Weber e o trabalho como atividade fundamental Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. Para Weber, cada sociedade se forma e opera a partir de condições históricas específicas e, na sociedade capitalista, o trabalho acabou por se tornar uma atividade fundamental.
Ação Social para Max Weber Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade.
Podemos elencar muitos exemplos de ação social que fazem parte da rotina diária de maneira subjetiva.
Como exemplo de ação social, podemos destacar: o homem que mata a esposa por motivo de traição. Na realidade, este é um exemplo de Ação Social Afetiva (com base nos estudos de Weber), onde o indivíduo pratica um ato de ódio e de vingança. Na prática, o indivíduo responde pelo ato ilegal (matar alguém que foi praticado.
A caridade é muito importante para melhorar a vida de pessoas que passam por problemas graves por falta de assistência. Mas, para fazer desse bom sentimento uma ação realmente transformadora, o melhor caminho é desenvolver projetos sociais e realizar uma ação social na igreja que vá de encontro com esses propósitos.